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Título: Formação docente e reflexões sobre corpos precarizados : o olhar de uma licencianda sobre a classe hospitalar
Outros títulos: Teacher education and reflections about precarized bodies : a graduate student’s view on the hospital class
Autor(es): Machado, Júlia Venturelli
Orientador(es): Oliveira, Adriana da Silva Ramos de
Assunto: Pedagogia hospitalar
Professores
Docência
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 14-Set-2022
Referência: MACHADO, Júlia Venturelli. Formação docente e reflexões sobre corpos precarizados: o olhar de uma licencianda sobre a classe hospitalar. 2022. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso está vinculada à linha de pesquisa da Pedagogia Hospitalar e seus sujeitos. A Classe Hospitalar é o “espaço” para oferta de atendimento pedagógico educacional a esses sujeitos em idade escolar que se encontram hospitalizados para tratamento de saúde, para promoção do seu efetivo exercício como cidadão e cumprimento do seu direito à educação. Entretanto, apesar da oferta desse serviço já ocorrer em diversas partes do mundo e em todas as regiões do Brasil, ainda é uma temática que causa estranhamento nos núcleos de debate se pesquisa sobre a educação e formação de professores. Com uma abordagem qualitativa baseada na análise documental e revisão bibliográfica, reinterpretando o conceito de Corpos Precarizados, do sociólogo e educador Miguel Arroyo (2012), esse estudo teve por objetivo dissertar sobre como evidenciar os corpos precarizados de crianças e adolescentes em condição de hospitalização pode contribuir para uma ética profissional docente mais humana e, assim, avançarmos a democratização da educação, e como objetivos específicos discutir a emergência da compreensão dos corpos precarizados dessas infâncias adolescências a partir da sua constituição como sujeito de direitos; e esboçar a lacuna ética para a formação inicial eo desenvolvimento profissional docente no currículo do curso de licenciatura em Letras da Universidade de Brasília. Para isso, a pesquisa está fundamentada em pressupostos da Sociologia da Infância, com contribuições de Soare (2005, 2015) e Montanha (2020) e da Sociologia da educação, com o Arroyo (2012,2014, 2019), Freire ([1968] 2021a, [1996] 2021b)e Bell Hooks (2017),bem como Fonseca (1999, 2015, 2018),Oliveira (2019) e Webber (2009) para nos orientar com a temática sobre a classe hospitalar. Também foi necessário realizar uma pesquisa sobre o curso de Letras da Universidade de Brasília, que teve como referência a pesquisa dos docentes do Instituto de Letras, Eloísa e Alexandre Pilati (2015).Para então conseguir tirar esses corpos da obscuridade das teorias pedagógicas, esse estudo conta com as vozes de crianças e adolescentes hospitalizados. Esses relatos foram coletados da tese de Silva (2015) e dissertações de Rocha (2012) e Montanha (2020). À luz da teoria crítica freiriana, os resultados evidenciaram que a ética vigente envolvida nas deliberações para o efetivo exercício da docência tem sido a de generalizar a imagem do aluno. Paulo Freire concebe o sujeito como ser “de processos, de pedagogias de formação humana”, logo, a docência precisa assumir em sua dimensão ética os processos de formação humana, e isso significa trazer para a sua formação inicial a precarização dos corpos-vidas reais que estão dentro e fora da escola. Esses sujeitos, em suas trajetórias escolares truncadas, ao saírem da invisibilidade e se afirmarem dignos de direito à educação exigem de nós, professores e gestores, outras reflexões sobre o sistema educacional, pois seus corpos-vidas não cabem em teorias-práticas pedagógicas homogêneas.
Abstract: The present research of Term Paper is linked to the Hospital Pedagogy research line and itssubjects. The hospital class is the “space” for offering educational pedagogical assistance to these school-age subjects who are hospitalized for health treatment, to promote their effective exercise as a citizen and fulfill their right to education. However, despite the offer of this service already occurs in several parts of the world and in all regions of Brazil, it is still a theme which causes estrangement in the center of debates and research about education and the teacher training. With a qualitative approach based on the document analysis and literaturereview, reinterpreting the concept of Precarized Bodies, by sociologist and educator Miguel Arroyo (2012), this study aimed to discuss how evincing the precarized bodies of children and adolescents in hospital condition may contribute to a more humane professional teaching ethics, and thus, advance democratization of education, and as specific objectives to discuss the emergence of the understanding of precarized bodies of these childhoods and adolescences from its constitution as subjects of rights; and to outline the ethical gap for initial training and teacher professional development in the curriculum of the Licentiate in Letters course at University of Brasília. For this, the research is based on assumptions of theSociology of Childhood, with contributions from Soare (2005,2015) and Montanha (2020) and of Sociology of education, with Arroyo (2012, 2014, 2019), Freire ([1968] 2021a, [1996]2021b) and bell hooks (2017), as well as Fonseca (1999, 2015, 2018) and Oliveira (2019) and Webber (2009) to guide us with the theme about hospital class. It was also necessary to carry out research on the Letters course at the University of Brasília, which included research by theprofessors from the Institute of Letters, Eloísa e Alexandre Pilati (2015). To get these bodiesout of obscurity of pedagogical theories, this study relies on the voices of hospitalized children and adolescents. These reports were collected from Silva’s thesis (2015) and Rocha’s dissertations (2012) and Montanha (2020). By the light of Freire’s theory, the results showedthat the current ethics involved in the deliberations for the effective exercise of teaching hasbeen to generalize the image of the student. Paulo Freire conceives the subject as a being “ofprocesses, of pedagogies of human formation”, therefore, teaching needs to assume in its ethical dimension the processes of human formation and this means bringing to its initialformation the precariousness of real life-bodies that are inside and outside the school. Thesesubjects, in their truncated school trajectories, when come out of invisibility and claimto beworthy of right to education, demand from us, teachers and managers, other reflections on the educational system, for their life-bodies do not fit into homogeneous pedagogical theories practices.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas – LIP, 2022.
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