Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Cíntia Caldeirada | - |
dc.contributor.author | Nunes, Joelle Souza | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Joelle Souza. Entre sinais e palavras: a língua portuguesa a partir das percepções de universitários surdos e a utilização das normas da ABNT por esse público. 2022. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas – LIP, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista as atividades de tutoria para surdos exercidas na Universidade de Brasília (UnB) e os grandes desafios enfrentados por muitos da comunidade surda no que tange ao contato com a Língua Portuguesa (LP), o presente trabalho objetiva, principalmente, trazer às claras a percepção de alguns estudantes surdos do Ensino Superior sobre tal língua. Além disso, apresenta-se uma alternativa metodológica visual para auxílio aos surdos quanto à estruturação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ainda que a educação inclusiva seja uma preocupação cada vez maior, entende-se que as pesquisas se voltam muito mais ao ingresso dos surdos em universidades, sendo pouco estudado o que acontece depois disso. Dessa forma, abre-se espaço para o protagonismo do discente universitário surdo. A metodologia conta, em primeiro lugar, com a pesquisa de campo; a pesquisa bibliográfica funciona, aqui, como suporte, sendo utilizadas técnicas qualitativas para análise dos resultados e método, em suma, indutivo. Foi disponibilizado aos dez participantes um formulário com questões pertinentes ao tema e, na segunda etapa, sete foram entrevistados. Por resultado, identifica-se que a LP é abordada em peso no curso de Libras –Português como Segunda Língua (LSB-PSL) da UnB e que os estudantes surdos almejam por melhorias no que tange ao ensino dessa língua. No processo de produção de trabalhos acadêmicos, o aprofundamento do conhecimento de como estruturá-los por meio da prática é uma necessidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.title | Entre sinais e palavras : a língua portuguesa a partir das percepções de universitários surdos e a utilização das normas da ABNT por esse público | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T12:56:46Z | - |
dc.date.available | 2022-09-14T12:56:46Z | - |
dc.date.submitted | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31911 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | After participating in thetutoring activities for the deaf at the University of Brasilia (UnB) and witnessing the great challenges faced by many of the deaf community regarding the contact with the Portuguese language (LP), this paper aims primarily to bring to light the perception of some deaf students of Higher Education on such language. In addition, it presents a visual methodologicalalternative to help the deaf as the structuring of academic work according to the standards of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT). Although inclusive education is an increasing concern, it is understood that most researchesfocusmuch more on the entry of the deaf in universities andit is little studied what happens after that. Thus, space is opened for the protagonism of the deaf university student. The methodology relies, in the first place, on field research; the bibliographical research works, here, as support, and qualitative techniques are used to analyze the results and the method, in short, inductive. A form with questions pertinent to the theme was made available to the ten participants and, in the second stage, seven were interviewed. As a result, it is identified that the LP is addressed heavily in the course of Libras -Portuguese as a Second Language (LSB-PSL) at UnB and that deaf students long for improvements with regard to the teaching of this language. In the process of producing academic papers, the deepening of knowledge of how to structure them through practice is a need. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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