Título: | Idade-série : desafios nas escolas das unidades socioeducativas |
Autor(es): | Vaz, Aidil dos Santos |
Orientador(es): | Azevedo, Andressa Amaral de |
Assunto: | Medidas socioeducativas Adolescentes - educação Distorção idade-série (Educação) |
Data de apresentação: | 17-Fev-2022 |
Data de publicação: | 13-Set-2022 |
Referência: | VAZ, Aidil dos Santos. Idade-série: desafios nas escolas das unidades socioeducativas. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este artigo buscou discutir os desafios nas escolas socioeducativas, e apresentar ferramentas pedagógicas capazes de estimular os adolescentes que estão desmotivados em decorrência da distorção idade-série. Buscou realizar um estudo com profissionais do Colégio Antônio Fontes Freitas da Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (CASEM), unidade de medida socioeducativa de internação masculina no Estado de Sergipe. No tocante à metodologia, a pesquisa é caracterizada como descritiva. Como estratégia para coleta de dados, foi escolhida aplicação de questionário. As principais causas da distorção idade-série são a reprovação e o abandono escolar, porém, sabe-se que existem causas primárias e, apesar de nem sempre ser fator determinante, a situação socioeconômica do aluno está intimamente relacionada a essa problemática e nas medidas socioeducativas este é um fator preponderante. A pesquisa procurou apresentar ferramentas pedagógicas capazes de estimular os adolescentes que estão desmotivados, em decorrência da distorção idadesérie. Consistiu em investigar a percepção de profissionais sobre o trabalho realizado, desafios nas escolas das unidades socioeducativas com relação a distorção idade-série e opiniões acerca das práticas pedagógicas ou ferramentas 9 Processos Socioeducativos (volume 1) capazes de minimizar a problemática e diminuir a desmotivação dos adolescentes. Para a melhoria do atendimento na escola da CASEM, a pesquisa destacou necessidade de mudança da rotina diária para ampliar a rede de atendimento ao adolescente, priorizando a educação, e a necessidade de formação para os professores. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.