Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31891
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AdelmaSimplicioDosSantos_tcc.pdf312,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A implementação regionalizada do programa Família Acolhedora no estado da Paraíba : um olhar a partir da assistência social
Autor(es): Santos, Adelma Simplício dos
Orientador(es): Silva, Jardel Pereira da
Assunto: Assistência social - políticas
Acolhimento institucional
Crianças e adolescentes - proteção social
Data de apresentação: 25-Mai-2022
Data de publicação: 12-Set-2022
Referência: SANTOS, Adelma Simplício dos. A implementação regionalizada do programa Família Acolhedora no estado da Paraíba: um olhar a partir da assistência social. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O Serviço Família Acolhedora é uma modalidade de acolhimento no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Política Pública de Assistência Social. Ele prevê o acolhimento provisório de crianças e adolescentes com direitos violados, afastados de suas famílias por medida de proteção, até que seja viabilizado o retorno à família de origem, extensa ou ampliada ou, excepcionalmente, a colocação em família substituta com fins de adoção. Esse Serviço propicia o acolhimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária, permitindo a continuidade da socialização dos acolhidos. O estado da Paraíba começou a executar de forma regionalizada essa modalidade de acolhimento recentemente. O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil das famílias cadastradas como também os desafios e experiências vividas pelas famílias acolhedoras da Paraíba, no desempenho de sua função de proteção e cuidado de crianças e adolescentes com direitos violados. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso, que utilizou de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistadas sete famílias acolhedoras atuantes no Serviço, sendo os informantes, os responsáveis legais pelas crianças acolhidas. Os dados foram analisados por meio da teoria de análise de conteúdo de Bardin, resultando nas seguintes categorias de análise: conhecimento sobre o Serviço; motivação para adesão ao Serviço; entendimento do que é ser Família Acolhedora; ações de proteção e cuidado no processo do acolhimento; suporte do Serviço para o acolhimento familiar; violência e violação de direitos; apego x desapego e o momento do desligamento; considerações sobre as famílias das crianças acolhidas e desafios do processo de acolhimento. Os resultados indicaram desafios e potencialidades dessa modalidade de acolhimento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação; Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Escola Nacional de Socioeducação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.