Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31854
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarlaFariaDosSantos_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Redução do uso da água no processo de destilação nos laboratórios de pesquisa da Universidade de Brasília
Autor(es): Santos, Carla Faria dos
Orientador(es): Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar
Assunto: Crise hídrica
Água - reutilização
Água - desperdício
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 8-Set-2022
Referência: SANTOS, Carla Faria dos. Redução do uso da água no processo de destilação nos laboratórios de pesquisa da Universidade de Brasília. 2018. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Com o agravo da crise hídrica vivida pelo Brasil, e pelo Distrito Federal, o uso da água deve ser cada vez mais eficiente. Atividades e empreendimentos que desperdicem, ou usem em demasia este recurso, devem ser repensadas. Soluções para redução do desperdício, ou a reutilização da água, são importantes alternativas para sanar esse dilema. Com base nesse cenário, as Instituições de Ensino Superior não devem ficar alheias a essa realidade. Pela sua função, e importância perante a sociedade, são capazes de realizar ações de suma importância como difusoras de informações, e de indivíduos transformadores. Fundamentado nesse contexto, o estudo foi elaborado por estudantes da disciplina Trabalho Interdisciplinar Integrado II, do curso de Ciências Ambientais, da Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, como uma proposta de ação mitigadora desse problema. Essa iniciativa tem o intuito de reduzir o gasto de água durante o processo de destilação nos laboratórios do Instituto de Biologia (IB), Instituto de Química (IQ), Faculdade de Saúde (FS), e Faculdade de Tecnologia (FT), situados no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. A aplicação dessa proposta perpassou pela aplicação de um questionário para o levantamento dos dados referentes à dinâmica de uso, considerando a opinião dos usuários da água destilada sobre o tema, e analisando o conhecimento destes. Ao fim do processo, foi diagnosticado que a melhor proposta seria a substituição dos destiladores por purificadores e a instalação de uma central de destilação nos institutos, assim como um trabalho de conscientização, levando aos usuários o conhecimento do desperdício.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.