Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dimas Marques Silva Parriao.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos sociais : construção da usina hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães
Autor(es): Parrião, Dimas Marques Silva
Orientador(es): Fries, Douglas Schneider de
Assunto: Impacto ambiental
Usinas hidrelétricas
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 20-Mar-2012
Referência: PARRIÃO, Dimas Marques Silva. Impactos sociais: construção da usina hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. 2011. 62 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O Povoado Canela, em Palmas-TO, tenta resgatar a memória e a cultura do antigo Distrito, extinto com a formação do lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, construída no ano de 2001 pela empresa INVESTCO S.A., cuja adaptação à vida urbana ainda está em processo de adaptação. Levantou-se a hipótese de que a vida na cidade e o relacionamento da população com outras culturas, bem como o consequente desenvolvimento do povoado, pudesse contribuir para a conscientização daqueles moradores no que diz respeito à cultura local. A presente dissertação buscou demonstrar que, tradicionalmente, a geração de energia tem apresentado como consequência o deslocamento compulsório de populações e assim procurou verificar se o poder público local como promotor de políticas públicas, cumpriu com suas atribuições descritas em documentos legais na mitigação dos problemas sócio-culturais gerados no processo de construção de usinas hidrelétricas, especialmente o poder local do município de Palmas-TO com a construção Usina Hidrelétricas Luiz Eduardo Magalhães, no município de Lajeado-TO. A metodologia adotada incluiu entrevistas com a comunidade atingida, e empregou a análise de conteúdo, para sistematizar os dados obtidos. Quanto aos resultados, verificou-se que houve melhoria para maioria dos entrevistados no sentido financeiro, porém para região com a implantação do empreendimento não houve, pois se esperava mais por parte do Governo. Percebeu-se também que a mudança do Povoado Canela para a cidade de Palmas-TO não aumentou em nada a expectativa de vida daquela população, principalmente por conta da não melhoria dos serviços públicos essenciais (saúde, educação, segurança, etc.) e do oferecimento de uma moradia mais digna, para que eles pudessem tentar preservar suas culturas e não se esquecessem de suas raízes culturais e religiosas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3185
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons