Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31847
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_WelbertiMoacyrDaSilva_tcc.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As externalidades negativas da mobilidade urbana : o Distrito Federal e seu potencial uso da bicicleta como alternativa de transporte
Autor(es): Silva, Welberti Moacyr da
Orientador(es): Conceição, Pedro Henrique Zuchi da
Assunto: Mobilidade urbana
Bicicletas
Data de apresentação: 14-Dez-2017
Data de publicação: 8-Set-2022
Referência: SILVA, Welberti Moacyr da. As externalidades negativas da mobilidade urbana: o Distrito Federal e seu potencial uso da bicicleta como alternativa de transporte. 2017. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O grande número de deslocamentos urbanos nas grandes metrópoles impacta direta e indiretamente a sociedade, principalmente da forma como as viagens são distribuídas entre os modos de transporte atuais no Brasil. Esses efeitos negativos causam prejuízos anuais estimados em bilhões de reais, além de prejuízos para a vida humana e para o meio ambiente. Com isso, o trabalho tem como objetivo investigar a distribuição atual das viagens urbanas entre os modos de transportes disponíveis, seus efeitos negativos, os processos que originaram essa distribuição na região planejada do Distrito Federal, com foco no potencial modo de transporte por bicicletas nessa região. Para alcançar esse objetivo, foram apresentados os conceitos necessários para entender o trabalho. Em seguida, foram investigadas as externalidades negativas da atual distribuição de viagens entre os modos de transporte e os principais processos que influenciaram essa distribuição atual. Com isso, foi investigado como ocorreu esse processo na região planejada do Distrito Federal, para entender como o planejamento afetou os deslocamentos urbanos daquela região atualmente e seus efeitos. E finalmente, se investigou a evolução do modal de transporte por bicicletas no Distrito Federal, como este modo de transporte se insere e se ainda há possibilidade de expandir seu potencial de uso como um meio de transporte naquela região. Os modos de transportes, que foram mais incentivados pelo poder público desde os anos 60,são aqueles que mais impactam negativamente a sociedade –os transportes individuais. Isso foi evidenciado pelos incentivos públicos para aquisição e utilização de automóveis e pelo planejamento de regiões com sistemas vários orientados para este modal –como no DF. Com isso, este planejamento pouco contribuiu para conter os efeitos negativos dos deslocamentos urbanos. Além disso, foi evidenciado que a alternativa de transporte por bicicletas ainda não foi explorada como potencial modo de transporte nessa região, já que essa carece de infraestruturas desse modal entre as regiões habitacionais e as áreas onde se concentram as atividades.
Abstract: The communities of thelarge Brazilian metropolises are affected directly and indirectly by the large number of urban displacements, mainly in how the trips are distributed among the current transport models in Brazil.And these urban displacements cause negative economic and social effects, annual losses which are estimated in billions of Reais and damages to human life and environment. The work’s objectivesareto investigate the current urban travel distribution between the available transport models, their negative effects, the processes that originated this distribution in the planned region of the Distrito Federaland to investigate the use of the non-motorized transport -the bicycle -and its possible effects, potential of expansion and the limitations of this modality alternative transportation in the Distrito Federal region. To achieve these goals were presented the concepts needed to understand the work. Also were investigated the negative externalities of the current distribution of travels between models of transport and the main processes that influenced this current distribution.To understand how the planning affected the current urban displacements, it was investigated how this process occurred in the planned region of the Distrito Federal. Finally, the developmentof the bicycle transport model in Distrito Federal was investigated, how this model of transport was inserted in the society and whether there is still expansion possibility of it as a mean of transport in that region.The transport models that have been most encouraged by public power since the 1960s are those that most negatively impact current society -the individual transport. This was evidenced by the public incentives for the acquisition and use of automobiles and the region planning with several systems oriented to this modality -as in the Distrito Federal.As a result, this planning did little to contain the negative effects of urban displacement. In addition, it was evidenced that the sustainable transport alternative -the bicycle -has not beenexplored as a potential mode of transport in the Distrito Federal, since the region lacks infrastructure between this modality of transportation, the housing regions and the areas where the activities are concentrated.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.