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https://bdm.unb.br/handle/10483/31842
Título: | As possibilidades da saúde renovada no contexto escolar em combate ao sedentarismo em crianças e adolescentes |
Autor(es): | Mesquita, Julia Magalhães |
Orientador(es): | Vianna, Lauro Casqueiro |
Assunto: | Saúde Sedentarismo Exercícios físicos para crianças Crianças e adolescentes Atividade física |
Data de apresentação: | 10-Mai-2022 |
Data de publicação: | 8-Set-2022 |
Referência: | MESQUITA, Julia Magalhães. As possibilidades da saúde renovada no contexto escolar em combate ao sedentarismo em crianças e adolescentes. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Como concepção pedagógica da Educação Física, a Saúde Renovada tem como propósito melhorar a saúde a partir de conteúdos que envolvam um estilo de vida ativo. Dessa forma, a partir de uma condição onde a estimativa global é de que mais de um quarto dos adultos e mais de 4 a cada 5 jovens são insuficientemente ativos, parece ser clara a necessidade de mudança dos programas de Educação Física escolar, visto que a faixa etária jovem será a futura população adulta e idosa, com potenciais distúrbios crônicos, a depender de seus hábitos de vida. O objetivo deste trabalho foi identificar as possibilidades da Saúde Renovada no contexto escolar em combate a inatividade física em crianças e adolescentes, para isso foram abordadas temáticas a respeito do sedentarismo; da caracterização da Saúde Renovada; dos principais impactos do sedentarismo à saúde de crianças e adolescentes; e da aplicação da Saúde Renovada no âmbito escolar. Para desenvolvimento deste estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa-quantitativa e para coleta de informações recorreu-se a referenciais teóricos encontrados em livros, revistas científicas, documentos e plataformas online. Com o levantamento de dados feito ao longo do trabalho e da discussão apresentada, foi possível concluir que a Saúde Renovada, dentro de suas atribuições e perspectivas se apresenta como possibilidade de intervenção no contexto escolar no combate ao sedentarismo em crianças e adolescentes, visando a melhoria da saúde e a adesão de hábitos saudáveis e atividade física durante toda vida. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2022. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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