Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31835
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AlineMartinsLopes_tcc.pdf602,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão de resíduos sólidos da vinicultura : entrevistas com especialistas e perspectivas para o Distrito Federal e entorno
Autor(es): Lopes, Aline Martins
Orientador(es): Filippi, Amanda Cristina Gaban
Assunto: Vinicultura
Resíduos sólidos
Vinificação
Gestão de resíduos sólidos
Data de apresentação: 20-Abr-2022
Data de publicação: 8-Set-2022
Referência: LOPES, Aline Martins. Gestão de resíduos sólidos da vinicultura: entrevistas com especialistas e perspectivas para o Distrito Federal e entorno. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Foi possível expandir o cultivo da uva e a produção de vinhos para regiões além do Sul do Brasil, destacando-se nesse novo cenário a região centro-oeste, principalmente o Distrito Federal e o entorno, a partir de técnicas, como a dupla poda desenvolvida pela EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Nesse contexto, a crescente preocupação com os resíduos sólidos gerados pela atividade vinícola tornou-se ponto de partida para o presente trabalho cujo objetivo foi analisar as perspectivas das boas práticas da gestão de resíduos sólidos na vinicultura para o Distrito Federal e entorno com base em experiências já consolidadas. Para isso foi utilizado como procedimento técnico entrevistas em profundidade, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Como principais resultados obteve-se a caracterização dos subprodutos da vinificação, seus principais aproveitamentos bem como as perspectivas para os produtores rurais de Brasília e entorno, por exemplo, as possibilidades de aproveitamento, as vantagens de uma boa gestão dos resíduos sólidos e como a incipiência da produção na região pode ser uma oportunidade para empreendimentos correlatos. Através do estudo foi possível observar limitações acerca do tema tanto no âmbito acadêmico, com a escassez de literatura sobre o tema na região delimitada; no âmbito prático, pode-se citar a incipiência dos empreendimentos em Brasília e entorno e a ausência de empresas que realizem alguma gestão dos resíduos sólidos. Como contribuições desse trabalho destacam-se as informações consolidadas por essa pesquisa no intuito de disseminar o conhecimento sobre os resíduos sólidos da produção de vinhos para os produtores da região e, com isso, a possibilidade de despertar nos produtores a importância de uma boa gestão dos resíduos da produção de vinhos bem como o conhecimento do valor agregado desses resíduos. No âmbito acadêmico, o presente trabalho contribuiu para o aumento da documentação sobre a vinicultura no DF e entorno bem como para a sistematização dos conhecimentos sobre a gestão dos resíduos sólidos da produção vinícola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.