Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31834
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RodrigoBoaventuraGuedes_tcc.pdf554,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ascensão da participação jovem na bolsa de valores : fatores de risco e perspectivas
Autor(es): Guedes, Rodrigo Boaventura
Orientador(es): Daher, Cecílio Elias
Assunto: Bolsa de valores
Jovens
Investimentos - perfil de investidores
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 8-Set-2022
Referência: GUEDES, Rodrigo Boaventura. A ascensão da participação jovem na bolsa de valores: fatores de risco e perspectivas. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: De acordo com dados da B3, no ano de 2020 foi registrado um aumento de 92% no número de pessoas físicas registradas na bolsa de valores. Outra pesquisa realizada pela B3 no mesmo ano evidencia ainda que o perfil majoritário dessa nova safra de investidores é jovem. Dos que ingressaram na bolsa, 42% têm de 25 a 34 anos e 26% está na faixa etária de 18 a 24 anos. Observa-se portanto que 68% desta nova safra de investidores compreende-se na faixa etária de 18 a 34 anos. A partir da condução de entrevistas semi estruturadas com quatro especialistas na área de assessoria de investimentos e planejamento patrimonial, a pesquisa explora o que é analisado pelo público desta faixa etária, principais sensações e opiniões sobre a modalidade de renda variável, reações a situações hipotéticas de euforia/pessimismo de mercado, grau de preferência por análises fundamentalistas ou técnicas, expectativas de retorno, como estudam e se prepararam para entrada na bolsa de valores, vieses presentes no processo decisório e por fim, mapeia as boas práticas a serem observadas para colheita de bons resultados por parte do público alvo da pesquisa. Além disso, busca-se mensurar e avaliar o impacto da presença maciça deste público para o mercado de renda variável. É conclusivo que a entrada de investidores neste perfil será benéfica para o mercado se devidamente lapidada a fim de que a retenção seja maior visto que ainda há boa parcela deste público com visão de ganhos elevados a curto prazo. É necessário portanto que os investidores saibam filtrar cada vez melhor suas influências e referências de estudo. Além disso, observa-se que produtos periféricos como criptoativos e NFT’s por exemplo representam ameaça importante à evasão de investidores da bolsa de valores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.