Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31832
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RenataOliveiraDeSouza_tcc.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do impacto do turismo na estrutura da comunidade de mamíferos de médio e grande porte no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Autor(es): Souza, Renata Oliveira de
Orientador(es): Cunha, André de Almeida
Assunto: Ecoturismo
Mastofauna
Área de proteção ambiental
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 6-Set-2022
Referência: SOUZA, Renata Oliveira de. Análise do impacto do turismo na estrutura da comunidade de mamíferos de médio e grande porte no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 2017. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A perda de biodiversidade no Cerrado destaca a necessidade de buscar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento econômico e preservação da natureza. Nesse contexto, o turismo de natureza é particularmente promissor. No entanto, é fundamental minimizar seus impactos negativos, especialmente em elementos chave da biodiversidade, como os mamíferos de médio e grande porte, os quais necessitam de extensas áreas de vida para sua sobrevivência. Neste trabalho, foi investigado se há influência da taxa de visitação ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) em relação a estrutura da comunidade de mamíferos. Para este fim, armadilhas fotográficas foram instaladas no PNCV em trilhas com e sem visitação. Foram calculados o índice de abundância relativa, sucesso amostral e o índice de diversidade, além de elaborada a curva de rarefação para comparação entre AV e ANV. Adicionalmente foi analisado o horário de atividade dos visitantes e da mastofauna, e acordo com os registros fotográficos. Ao final de 77 dias, foi obtido um esforço amostral de 839 armadilhas. noite, sendo 499 armadilhas.noite na AV e 340 armadilhas.noite na ANV. No total foram registradas 13diferentesespécies de mamíferos, sendo 11na AVe 7 na ANV. Observou-se impacto no comportamento dos cervídeos uma vez que, apesar de serem diurnos, só ocorreram de noite na AV. Foi identificada a presença da espécie Cannis familiaris dentro do parque oq eu pode gerar grandes impactos para a fauna local silvestre. São necessários esforços para minimizar os efeitos da visitação turística para que a fauna silvestre não seja afugentada do local que foi criado para protegê-la.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.