Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JessicaDeAraujoLucenaHeusi_tcc.pdf2,6 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorZaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar-
dc.contributor.authorHeusi, Jéssica de Araújo Lucena-
dc.identifier.citationHEUSI, Jéssica de Araújo Lucena. A contribuição da permacultura na educação para a sustentabilidade. 2016. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa foi realizada no intuito de levantar as possíveis Contribuições da Permacultura na Educação para a Sustentabilidade. Para chegar aos resultados foi feito levantamento teórico sobre os dois assuntos e entrevistas semi estruturadas com permacultores do IPOEMA (DF), Instituto Toca (SP) e Ecoespaço Torre de Barro (DF). Foi possível perceber a permacultura como uma ferramenta efetiva dentro da educação para a sustentabilidade, pois convergem no aprendizado através da experiência; na visão crítica em relação ao modelo vigente de consumo e esgotamento de recursos naturais e por fim fogem do mecanicismo das experiências comuns de educação, que geram apenas mudanças pontuais de comportamento. Foi constatado que existe na permacultura o potencial de internalizar os princípios ecológicos por intermédio do contato com as tecnologias sustentáveis além dos princípios éticos e de design.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordPermaculturapt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.titleA contribuição da permacultura na educação para a sustentabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-05T13:49:50Z-
dc.date.available2022-09-05T13:49:50Z-
dc.date.submitted2016-03-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31812-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research intended to expose some Contributions of Permaculture in the context of an Education for Sustainability. The results were reached through theoretical research about the subjects and also with semi-structured interview with selected professionals of permaculture from three Brazilian institutes: IPOEMA, Instituto Toca and Ecoespaço Torre de Barro. It was possible to verify after the research that permaculture is an important tool through the analyzed context, because both permaculture and education for sustainability hunt for an education starting with the experience, also criticize the consumism, the bad use of natural resources and neither of them believe in the efficiency of mechanicist education. Permaculture can promote the ecological principles through sustainable technologies and ethical principles related to the nature and the human beings.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.