Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31810
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GuilhermeFraissatMamedeFerreira_tcc.pdf4,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Extensão universitária em assentamentos rurais de Mambaí, GO : aprendendo, construindo e vivendo o projeto Realidade
Autor(es): Ferreira, Guilherme Fraissat Mamede
Orientador(es): Villamizar Sayago, Dóris Aleida
Assunto: Agroecologia
Extrativismo
Desenvolvimento rural
Data de apresentação: Jun-2015
Data de publicação: 5-Set-2022
Referência: FERREIRA, Guilherme Fraissat Mamede. Extensão universitária em assentamentos rurais de Mambaí, GO: aprendendo, construindo e vivendo o projeto Realidade. 2015. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho compartilha lições aprendidas durante a construção do Projeto comunitário Realidade: soberania alimentar, extrativismo e inclusão produtiva em três assentamentos rurais em Mambaí-GO. São descritas as etapas de construção deste, analisando erros e acertos, o papel dos atores envolvidos e tece recomendações para futuros projetos na região. Procura-se ainda estimulara construção e gestão de uma ciência conectada à realidade e à necessidade das pessoas, que valorize seus saberes e estimule o processo criativo e crítico da sociedade. Construído em conjunto com uma comunidade que reside dentro da Área de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Vermelho, o projeto foi contemplado pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais e é posto aqui como peça técnica deste trabalho. Partindo da hipótese que o fortalecimento da agricultura familiar pode ser uma estratégia importante para a conservação ambiental, a Agroecologia foi utilizada como abordagem para dialogar com as comunidades rurais. A valorização dos saberes locais e a utilização de metologias participativas e avaliativas se mostrou capaz de estimular o pensamento crítico da comunidade e o seu empoderamento em relação a idealização do Projeto. O trabalho conclui ainda que os processos de vivência com as famílias rurais favoreceram o comprometimento dos estudantes com os trabalhos realizados, fomentando a geração de conhecimentos a partir do ciclo da pesquisa-ação. Delimitar o espaço de atuação da universidade e estimular o protagonismo da comunidade auxiliou na busca coletiva por soluções. É importante que projetos na região compreendam a complexidade de organização das comunidades locais e tragam resultados rápidos. Se faz necessário, contudo, compreender melhor a importância das composições de projetos locais para estabelecer uma relação duradoura e programática de agentes externos com a comunidade, que a auxilie no caminho em busca da autonomia desta última.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.