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dc.contributor.advisorArruda, Fabiana Serra de-
dc.contributor.authorCosta, Marcos Paulo Soares-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcos Paulo Soares. Avaliação das condições de segurança de crianças em travessias semaforizadas na proximidade de escolas em ambiente urbano. 2019. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto tem como objetivo avaliar as condições de segurança de crianças em travessias semaforizadas na proximidade de escolas em ambiente urbano, bem como verificar a conformidade da infraestrutura em áreas escolares com as normas brasileiras. Inicialmente, são trazidos à tona a discussão de temas como mobilidade, segurança viária e vulnerabilidade no trânsito. Nesse sentido, as crianças são caracterizadas como pedestres vulneráveis, tendo em vista seu nível de proteção no trânsito e sua capacidade subdesenvolvida de reagir. Logo após, identifica-se por meio da revisão de literatura fatores relacionados à infraestrutura urbana, à operação dos transportes e ao comportamento humano que exercem influência sobre a segurança desses pedestres. Em seguida, a metodologia é definida de maneira a estabelecer a forma de avaliação das condições de segurança em faixas de travessia. Tal método é então aplicado aduas faixas de travessia semaforizadas em áreas escolares. Quanto à infraestrutura, são identificados pontos positivos tais como sinalização horizontal apropriada, presença de ilha de refúgio, iluminação adequada e ausência de distrações. Já os pontos negativos detectados são vias e faixas largas, problemas na geometria de vias e calçadas, obstrução de calçadas, falta de controle de velocidade, falta de sinalização vertical, desgaste de rampas, deterioração de pintura da faixa e distância inadequada de faixas de travessia e de paradas de ônibus ao portão das escolas. Em relação aos problemas na operação do sistema de transportes e no comportamento de seus usuários, destacam-se altas velocidades praticadas por motoristas de carros e ônibus, insuficiência de tempo semafórico para a travessia, imprudência no comportamento de alguns pedestres e falta de respeito aos pedestres em estacionamentos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedestrespt_BR
dc.subject.keywordSinalização urbanapt_BR
dc.subject.keywordSegurança de trânsitopt_BR
dc.titleAvaliação das condições de segurança de crianças em travessias semaforizadas na proximidade de escolas em ambiente urbanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T15:01:44Z-
dc.date.available2022-08-31T15:01:44Z-
dc.date.submitted2019-12-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31769-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This project aims to evaluate children's safety conditions at signalized crossings in the vicinity of schools in urban environments, as well as to verify the conformity of school areas infrastructure to Brazilian regulations.The work starts with a discussion on mobility, road safety and traffic vulnerability.In this sense, children are featured as vulnerable pedestrians, due to their level of protection in traffic and underdeveloped reaction capacity. Then, a literature review identifies the factors related to infrastructure, transport operations and human behavior that influence these pedestrians' safety.Later on, the methodology is defined in order to establish the way for evaluating the safety conditions in zebra crossings.This method is then applied to two signalized crossings in school areas.In terms of infrastructure, the identified positive features are appropriate horizontal road marks, presence of refuge islands, adequate lighting and absence of distractions. As for the negative features, the findings were related to large roads and lanes, problems with the geometry of roads and sidewalks, obstruction of sidewalks, lack of speed control, lack of vertical signs, damaged ramps, deterioration of the crossings' painting and inadequate distance from zebra crossings and bus stops to school gates.Regardingproblems in transport system operation and its users' behavior, the ones that stand out are high speeds performed by car and bus drivers, insufficient time on pedestrian signal phase, reckless behavior of some pedestrians and lack of respect to the pedestrians at parking lots.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



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