Título: | Possibilidades da sala de espera : além do atendimento, um relato de experiência do ambulatório de pediatria do HUB |
Outros títulos: | Waiting room’s possibilities : beyond to the service, an experience report from the pediatric outpatient clinic of the BUH. |
Autor(es): | Santos, Wanessa Tavares |
Orientador(es): | Alves, Caroline de Oliveira |
Coorientador(es): | Silva, Pabline Cavalcante da |
Assunto: | Assistência em emergências Educação em saúde Pediatria |
Data de apresentação: | Mai-2021 |
Data de publicação: | 26-Ago-2022 |
Referência: | SANTOS, Wanessa Tavares. Possibilidades da sala de espera: além do atendimento, um relato de experiência do ambulatório de pediatria do HUB. 2021. [9], 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Introdução: a sala de espera é o local físico onde as pessoas aguardam o atendimento, podendo permanecer por horas, com pouco conforto, causar sentimentos e sensações desagradáveis como ansiedade, insegurança e irritabilidade, desconforto e com isso torna-se necessário uma atenção humanizada e desenvolvimento de ações nesse espaço pois irá proporcionar acolhimento, melhoria do atendimento, promoção de saúde, pode-se
trabalhar questões de educação em saúde e buscar a otimização do serviço. Objetivo: descrever o processo da pesquisa-ação realizada, descrever as ações desenvolvidas e compreender as ações de educação em saúde. Método: trata-se de um relato de experiência do desenvolvimento de uma pesquisa-ação, que irá tratar sobre a vivência na sala de espera do ambulatório pediátrico do Hospital Universitário de Brasília (HUB) onde
está ocorrendo a pesquisa PROUDEST. Resultados: com esse trabalho foi possível desenvolver ações que otimizam o tempo e ações de educação em saúde, proporcionar melhor assistência aos bebês e seus acompanhantes e demonstra a importância da atuação na sala de espera e da terapia ocupacional como profissional essencial na equipe. |
Abstract: | Introduction: the waiting room is the physical place where people wait for care, where they can stay for hours, sometimes uncomfortable, causing unpleasant feelings and sensations such as anxiety, insecurity and irritability, making humanized attention and development of actions necessary in this space because it will provide reception, improvement of care, health promotion, health education issues can be worked on and the optimization of the service can be pursued. Objective: to describe the action research process carried out, describe the actions developed and understand the health education actions. Method: it is an experience
report of the development of an action research, which will deal with the experience in the waiting room of the pediatric outpatient clinic of the Brasilia University Hospital (BUH) where the PROUDEST research project is taking place. Results: with this work it was possible to develop actions that optimize time and health education actions, provide better assistance to babies and their companions and demonstrates the importance of working in the waiting room and occupational therapy as an essential professional in the team. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.