Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31755
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IngridMacielSoares_tcc.pdf327,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ansiedade e depressão de estudantes do curso de terapia ocupacional em uma universidade pública
Autor(es): Soares, Ingrid Maciel
Orientador(es): Rodrigues, Daniela da Silva
Assunto: Estudantes universitários - ansiedade
Depressão
Saúde mental
Data de apresentação: 12-Mai-2021
Data de publicação: 25-Ago-2022
Referência: SOARES, Ingrid Maciel. Ansiedade e depressão de estudantes do curso de terapia ocupacional em uma universidade pública. 2021. 20 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ambiente acadêmico traz ao estudante uma realidade diferente jamais experimentada até o momento, gerando um impacto na adaptação do ensino médio ao ensino superior. A saúde mental dos universitários é exposta a fatores internos e externos que podem afetá-la diretamente. Estudos têm demonstrado que a depressão e ansiedade entre estudantes universitários é cada vez mais recorrente. Objetivou-se realizar uma análise descritiva em cima da presença de ansiedade e depressão nos graduandos. Dois instrumentos padronizados foram utilizados para a coleta de dados: Inventários de Depressão e de Ansiedade de Beck e um questionário para as questões sociodemográficas, por meio da ferramenta do Google Forms. Foi feita uma análise estatística descritiva a partir de frequências absolutas e percentuais. Participaram deste estudo 46 estudantes do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ceilândia - FCE/UnB. Os números encontrados apresentam índices de depressão e ansiedade leve, moderada e grave entre todos os estudantes. No que diz respeito aos sintomas de depressão, encontrou-se predominância dos sintomas leves e moderados, com 39% (n=18) e 31% (n=14), respectivamente. Com relação aos sintomas de ansiedade, apresentaram sintomas grave e moderado com 35% (n=16) e 26% (n=12). Conclui-se que cada vez mais surgem demandas relacionadas à saúde mental na universidade e que é necessário a promoção da saúde para ajudar a enfrentar as dificuldades do cotidiano, em prol da redução do sofrimento psicológico gerando uma melhora na qualidade de vida.
Abstract: The academic environment brings to the student a different reality that has never been experienced before, generating an impact on the adaptation of high school to higher education. The mental health of university students is exposed to internal and external factors that can directly affect it. Studies have shown that depression and anxiety among college students is increasingly recurrent. The objective was to perform a descriptive analysis on the presence of anxiety and depression in the students. Two standardized instruments were used for data collection: Beck Depression and Anxiety Inventories and a questionnaire for sociodemographic issues, using the Google Forms tool. A descriptive statistical analysis was performed based on absolute and percentage frequencies. 46 students from the Occupational Therapy course at the Faculty of Ceilândia - FCE / UnB participated in this study. The numbers found show rates of depression and mild, moderate and severe anxiety among all students. Regarding the symptoms of depression, there was a predominance of mild and moderate symptoms, with 39% (n = 18) and 31% (n = 14), respectively. Regarding anxiety symptoms, they presented severe and moderate symptoms with 35% (n = 16) and 26% (n = 12). It is concluded that there are more and more demands related to mental health at the university and that it is necessary to promote health to help face the difficulties of everyday life, in order to reduce psychological suffering, generating an improvement in the quality of life.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.