Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31754
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ElizabethSiqueiraMadureira_tcc.pdf207,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recursos terapêuticos : intervenção da terapia ocupacional com pacientes hospitalizados devido à Covid – 19
Autor(es): Madureira, Elizabeth Siqueira
Orientador(es): Alves, Caroline de Oliveira
Assunto: Pacientes hospitalizados
Pacientes - qualidade de vida
Terapia ocupacional - reabilitação
Covid-19
Data de apresentação: 12-Mai-2021
Data de publicação: 25-Ago-2022
Referência: MADUREIRA, Elizabeth Siqueira. Recursos terapêuticos: intervenção da terapia ocupacional com pacientes hospitalizados devido à Covid–19. 2021. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: A existência humana se organiza a partir de atividades, assim como o cuidado da terapia ocupacional se fundamenta no uso da atividade terapêutica, tomada como ferramenta de intervenção. Mas, os dispositivos que a terapia ocupacional lança mão para a intervenção na realidade da pessoa, na busca da ampliação de sua independência e autonomia, também podem ser denominados como recurso terapêutico. Assim, escuta ativa, grupo terapêutico, tecnologia assistiva e outros especialmente abordados neste estudo, podem ser considerados recursos terapêuticos. Objetivos: Descrever e analisar os recursos terapêuticos utilizados por terapeutas ocupacionais no atendimento de pacientes hospitalizados para tratamento da Covid19. Métodos: Este é um estudo qualitativo, do tipo exploratório, que buscou analisar as respostas de terapeutas ocupacionais em pesquisa maior na qual foi utilizado questionário semiestruturado de forma on-line para coleta de dados. A presente pesquisa fez uso dos dados referentes aos recursos terapêuticos, aplicando-se a análise de conteúdo dividida em préanálise, exploração do material e tratamento dos resultados. Resultados: A maior parte dos participantes (59,6%) afirmam o uso de recursos terapêuticos com pacientes em tratamento devido à covid-19. Dentre os recursos mais importantes para uso nesses casos apareceram os coxins de posicionamento, máscaras e pranchas de comunicação alternativa, deixando à mostra as especificidades da doença que impõe limitações físicas e de comunicação. Conclusão: Percebe-se a importância do uso de recursos terapêuticos no atendimento aos pacienteshospitalizados devido à Covid-19, assim como a necessidade de atuação do terapeuta ocupacional, que está habilitado não só para a confecção como também para a identificação da necessidade, capacitação de uso e adequação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.