Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31733
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LauraBorgesLopesLeal_tcc.pdf3,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Revisão da literatura acerca de evidências do efeito da educação em neurociência da dor na intensidade da dor pós-operatória
Autor(es): Leal, Laura Borges Lopes Garcia
Orientador(es): Funez, Mani Indiana
Assunto: Cuidados pré-operatórios
Educação em saúde
Dor - aspectos psicológicos
Data de apresentação: 11-Mai-2021
Data de publicação: 24-Ago-2022
Referência: LEAL, Laura Borges Lopes Garcia. Revisão da literatura acerca de evidências do efeito da educação em neurociência da dor na intensidade da dor pós-operatória. 2021. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo: Analisar a efetividade da educação pré-operatória, na perspectiva da neurociência da dor, na intensidade da dor pós-operatória. Método: Revisão integrativa da literatura, tendo como pergunta de pesquisa “Em pacientes submetidos a cirurgias, como a educação pré-operatória em neurociência da dor, em comparação com qualquer intervenção ou nenhuma intervenção, pode afetar a intensidade da dor no período pós-operatório?”. A busca foi realizada nos seguintes portais e/ou bases de dados: BVS, Cochrane, MEDLINE/Pubmed e Science Direct, em março de 2021. Resultados: Foram incluídos três ensaios clínicos para análise dos dados. A educação em neurociência foi realizada no período pré-operatório, num modelo verbal, de dois a doze dias antes das cirurgias. A dor foi avaliada entre o primeiro mês e o terceiro ano após as cirurgias. Não houve diferença significativa nos níveis de dor pós-operatória entre os grupos controle e intervenção, mas houve uma tendência a menores escores de dor nos grupos intervenção. Conclusão: Sugere-se que mais estudos sejam conduzidos utilizando mais de uma sessão educativa, acessando a dor no período pós-operatório imediato e/ou mediato, com maior número de participantes e disponibilizando valores de intervalos de confiança para avaliação dos desfechos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.