Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31731
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_KendraYanneDaSilvaSantos_tcc.pdf288,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lógica fuzzy : mulheres que fazem sexo com mulheres e a vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis
Autor(es): Santos, Kendra Yanne da Silva
Orientador(es): Andrade, Juliane
Assunto: Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR)
Doenças sexualmente transmissíveis
Minorias sexuais
Mulheres - comportamento sexual
Data de apresentação: 17-Mai-2021
Data de publicação: 24-Ago-2022
Referência: SANTOS, Kendra Yanne da Silva. Lógica fuzzy: mulheres que fazem sexo com mulheres e a vulnerabilidade às infecções sexualmente transmissíveis. 2021. 20 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivo. Analisar o grau de vulnerabilidade de mulheres que fazem sexo com mulheres às infecções sexualmente transmissíveis de forma individualizada. Métodos. Estudo analítico e transversal que integra pesquisa mais ampla sobre o acesso aos serviços de saúde deste público. A amostra foi composta por 150 mulheres e a coleta de dados foi realizada no período de janeiro de 2015 a março de 2017, através da aplicação de questionário, realização de exame ginecológico e coleta de sangue periférico. As 17 variáveis de entrada que indicam maior vulnerabilidade às infecções foram designadas por três especialistas da temática e de acordo com a literatura, divididas conforme o referencial de vulnerabilidade e incluídas no software fuzzy TECH 8.21c Professional Demo. A variável de saída vulnerabilidade pode ser alta, média ou baixa, de acordo com a análise. Resultados. Foram formuladas regras que combinaram todas as possibilidades das variáveis de entrada e indicaram a variável de saída. Os blocos de tomada de decisão intermediários e final têm construção similar que relaciona as variáveis de entrada entre si através da base de regras, produzindo alterações na variável de saída vulnerabilidade. Para compreensão da análise de forma individualizada, um estudo de caso foi apresentado. Considerações finais. Foram identificadas as vulnerabilidades de mulheres que fazem sexo com mulheres, bem como o grau apresentado, indicando necessidades de ações em saúde para suas especificidades e de outras minorias. Logo, tais resultados embasam a reflexão para formulação e revisão das políticas que atendam os princípios do SUS e respondam às suas necessidades de saúde.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.