Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31727
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JuliaBiancaCamposDeOliveira_tcc.pdf885,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As alterações glicêmicas são fatores associados a desfechos clínicos desfavoráveis em pacientes com covid-19? : revisão integrativa
Autor(es): Oliveira, Júlia Bianca Campos de
Orientador(es): Rocha, Priscilla Roberta Silva
Assunto: Glicemia
Mortalidade
Covid-19
Data de apresentação: 13-Mai-2021
Data de publicação: 24-Ago-2022
Referência: OLIVEIRA, Júlia Bianca Campos de. As alterações glicêmicas são fatores associados a desfechos clínicos desfavoráveis em pacientes com covid-19?: revisão integrativa. 2021. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivos: identificar as evidências disponíveis na literatura acerca das alterações glicêmicas como fator associado a desfechos clínicos desfavoráveis em pacientes com COVID-19. Métodos: revisão integrativa com consulta às seguintes bases de dados: CINAHL, Cochrane Library, Embase, Livivo, PubMed, Scopus e Web of Science. A busca na literatura cinzenta foi realizada no Google Acadêmico. Os níveis de evidência foram baseados naqueles propostos por Melnyk, Fineout-Overholt. Resultados: a amostra foi composta por 21 estudos, publicados em língua inglesa, que contemplassem a exposição (alterações glicêmicas) e o desfecho de interesse (aumento da gravidade, do tempo de internação e da mortalidade) em indivíduos adultos internados em UTI com o diagnóstico de COVID-19. Outras condições clínicas e laboratoriais como comorbidade, hiperosmolaridade, diabete mellitus (DM), flutuação glicêmica, alteração de componentes séricos e/ou marcadores inflamatórios também estão associados à mortalidade. Considerações finais: os resultados obtidos no presente estudo evidenciaram que as alterações glicêmicas são associadas ao aumento da mortalidade em pacientes adultos diagnosticados com COVID-19. Esses achados são capazes de nortear a rotina de cuidados prestados e análises prognósticas nessa população.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.