Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31705
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MatheusAlecrimMoreira_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito do tempo de familiarização no desempenho de primatas não-humanos (Sapajus spp.) adultos em um teste de memória de reconhecimento para objetos
Autor(es): Moreira, Matheus Alecrim
Orientador(es): Barros, Marília
Assunto: Macaco
Memória animal
Reconhecimento de padrões
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 21-Ago-2022
Referência: MOREIRA, Matheus Alecrim. Efeito do tempo de familiarização no desempenho de primatas não-humanos (Sapajus spp.) adultos em um teste de memória de reconhecimento para objetos. 2021. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A memória de reconhecimento permite a discriminação entre estímulos familiares e novos, podendo ser avaliada no teste de Reconhecimento Espontâneo de Objetos (REO). Este teste é baseado na preferência inata de animais por estímulos novos detectados no ambiente via atividade exploratória espontânea Acredita-se que o tempo inicial de familiarização aos objetos pode influenciar a memória de reconhecimento. Dessa forma, este estudo comparou o desempenho de macacos-prego (Sapajus spp.) adultos após intervalos de familiarização de 10 e 20 min no teste de REO. O desempenho também foi correlacionado ao tempo de exploração dos objetos na sessão treino fornecendo, assim, informações sobre a motivação dos sujeitos. Para tanto, cada sujeito foi inicialmente habituado a um viveiro-teste durante 10 min, por quatro dias consecutivos. Depois de 24 h, foram submetidos duas vezes ao teste de REO, em um intervalo de quatro dias. Em ambos os testes de REO, foi realizada uma sessão treino (familiarização) na qual o animal pôde explorar, livremente, dois objetos neutros idênticos por 10 ou 20 min. Após um intervalo de retenção de 30 min, o sujeito foi submetido a uma sessão teste de 10 min, onde pôde explorar, novamente, dois objetos: um idêntico ao visto na sessão treino (familiar) e outro desconhecido (novo). Para cada teste de REO, um Índice de Discriminação (ID) foi calculado: tempo explorando o objeto novo subtraído pelo tempo explorando o objeto familiar dividido pelo tempo total de exploração dos objetos. Os animais demonstraram uma memória de reconhecimento, independente do tempo inicial de familiarização aos objetos, uma vez que na sessão teste exploraram significativamente mais o objeto novo em relação ao familiar. Para ambos os testes de REO, o ID estava significativamente acima do nível do acaso, mas não diferiu entre si. Contudo, os machos demonstraram um reconhecimento significativo após 10 e 20 min de familiarização, enquanto as fêmeas apenas depois de 10 min. Nem a exploração total, nem a locomoção diferiram entre as sessões treino e teste, ou entre os dois testes de REO. O padrão de exploração também foi similar independente do primeiro tempo de familiarização ter sido de 10 ou 20 min. Por fim, o desempenho dos sujeitos no teste não estava relacionado ao tempo de exploração dos objetos na sessão treino ou de atividade locomotora na sessão teste. Portanto, um aumento no tempo de familiarização de 10 para 20 min não parece influenciar a memória de reconhecimento de macacos-prego submetidos ao teste de REO, apesar de possivelmente haver uma diferença entre machos e fêmeas. Alterações na motivação, devido a testes repetidos ou a um maior tempo de contato inicial com os objetos, não influenciou esse resultado. O teste de REO tem se mostrado ser um procedimento robusto e versátil para avaliar memória de reconhecimento em diferentes espécies, incluindo agora, primatas não-humanos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.