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dc.contributor.advisorGoulart, Jair Trapé-
dc.contributor.authorTavares, Letícia Alves-
dc.identifier.citationTAVARES, Letícia Alves. Diabetes mellitus e a prática educativa através da divulgação científica. 2022. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA prevalência do Diabetes mellitus (DM) tem crescido e se tornado um grave problema de saúde pública mundial, além de estar associada a diversos fatores. O aumento dos casos se refere principalmente ao Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e, em alguns casos, a demora do diagnóstico pode favorecer o surgimento de outras complicações associadas. Este trabalho teve como objetivo a conscientização da população sobre DM através da prática educativa promovida pela divulgação científica (DC), valorizando o conhecimento popular e o cuidado com a saúde. Foi realizado um levantamento bibliográfico, incluindo dados epidemiológicos, artigos e revisões publicadas em revistas e plataformas reconhecidas. O conteúdo foi avaliado e foram produzidos textos com linguagem acessível ao público leigo e confeccionados posts criativos, publicados nas redes sociais do Lab de BEM. Os resultados foram obtidos a partir da publicação dos postsreferentes ao tema de DM, os quais apresentaram conceitos, dados atuais relacionados à doença, suas classificações, como Diabetes mellitus tipo 1 (DM1), DM2 e Diabetes gestacional (DG), além de informações introdutórias como ingestão de alimentos ou fontes energéticas, principalmente de carboidratos, a utilização da glicose pelo cérebro e história da insulina. Os posts foram produzidos com média de 6 páginas cada, no período de 11 de dezembro de 2020 a 09 de setembro de 2021. No Instagram, alcançaram em média 313pessoas e cerca de 444acessos ou impressões, sendo o post “Energia pra quê?” o de maior alcance (112pessoas). No Facebook foram alcançadas em média 82pessoas por post, dentre eles o que mais se destacou foi “Carboidratos -Mocinhos ou vilões?”. Ressaltamos a importância da DC, contendo informações corretas e em linguagem simples, no combate à divulgação de notícias falsas, que levam a desinformação e podem agravar problemas de saúde.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDiabetespt_BR
dc.subject.keywordMídia socialpt_BR
dc.subject.keywordComunicação científicapt_BR
dc.titleDiabetes mellitus e a prática educativa através da divulgação científicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-21T11:51:06Z-
dc.date.available2022-08-21T11:51:06Z-
dc.date.submitted2022-05-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31702-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoBellozi, Paula Maria Quaglio-
dc.description.abstract1The prevalence of Diabetes Mellitus(DM) has been rising worldwide, and it has become a severe public health problem. Moreover, DM is associated with several risk factors, including obesity. Type 2 DM (DM2) is the most prevalent DM form, associated with many complications that might appear before DM2 diagnosis. This work aimed to inform the population about DM through scientific dissemination in social media, universalizing scientific knowledge. We performed a bibliographic search to gather relevant epidemiological data, articles, and reviews published in indexed journals and organizations. We critically evaluated the collected data to produce texts with adequate language for non-academic readers. We created artistic posts to publicize at "Lab de BEM" social media and evaluated them through conventional social media tools and metrics. Herein, we report the results obtained from 11 posts. Our posts had an average of 6 pages each, and we released them from December 11, 2020,to September 9, 2021. Posts reached an average of 313 people, and they had about 444 reads or impressions on Instagram. The post "Energy for what?" had the best results (112 people reached). On Facebook, the posts reached an average of 82 people. Among them, the one that stood out the most was "Carbohydrates -Good guys or villains?". The emergence of Fake News leads to misinformation and puts the population's health at risk. In addition, incorrect DM self-care may worsen the DM comorbidities and the DM itself. Thus, we believe that scientific dissemination of DM, containing correct information and simple language, is critical for improving patients' quality of life.pt_BR
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



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