Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31696
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_ThiagoFragaAlexandre_tcc.pdf1,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma proposta de sequência didática envolvendo astronomia e química para educação de jovens e adultos (EJA)
Autor(es): Alexandre, Thiago Fraga
Orientador(es): Andrade, Vanessa Carvalho de
Assunto: Astronomia
Química
Ciências - estudo e ensino
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 18-Mar-2022
Data de publicação: 21-Ago-2022
Referência: ALEXANDRE, Thiago Fraga. Uma proposta de sequência didática envolvendo astronomia e química para educação de jovens e adultos (EJA). 2022. 74 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Astrofísica Gravitacional e Física Espacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta em seu cerne dois objetivos.O primeiro deles é realizar uma revisão bibliográfica acerca de determinados assuntos abordados na Astronomia, na Cosmologia e na Química, como: a física de partículas, o surgimento dos primeiros átomos, a evolução química do Universo, a química presente nas estrelas e alguns processos que os permeiam. Acredita-se que essa revisão bibliográfica permitirá aos professores uma formação mais sólida e atualizada sobre os temas, fundamentando-os para trabalhar de maneira interdisciplinar assuntos referentes às Ciências. Diante desse contexto, foi pensada uma proposta de transposição didática dos assuntos, com apresentação de uma sequência didática. Inicialmente, a proposição deverá ser aplicada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Contudo, poderá ser adequada para os Anos Finais do Ensino Fundamental e do Novo Ensino Médio. O trabalho está baseado em abordagem qualitativa e utilizará instrumentos de coletas de dados. Os estudantes antes da realização da sequência didática responderão um questionário para sondar os conhecimentos prévios sobre alguns assuntos e, após a sequência didática, outro questionário será aplicado a fim de verificar se ocorreu a compreensão dos conceitos abordados. Observações dos estudantes a partir da análise dos assuntos discutidos ao longo das aulas, também serão feitas. Conjetura-se que a sequência didática sugerida neste trabalho permitirá aos estudantes da EJA uma contribuição no seu letramento científico, tendo em vista a formação de um cidadão reflexivo e crítico. E que a partir das 6 aulas os estudantes possam ter ampliado seus conhecimentos sobre Ciências, contribuindo para a leitura de alguns fenômenos que ocorreram e ocorrem no Universo que os rodeia.
Abstract: This work has at its core two objectives. The first one is to carry out a bibliographic review on certain subjects addressed in Astronomy, Cosmology and Chemistry, such as: particle physics, the emergence of the first atoms, the chemical evolution of the Universe, the chemistry present in the stars and some processes that permeate them. It is believed that this bibliographic review will allow teachers to have a more solid and updated training on the themes, basing them to work in an interdisciplinary way on subjects related to Science. Given this context, a proposal for a didactic transposition of the subjects was thought, with the presentation of a didactic sequence. Initially, the proposition should be applied in Youth and Adult Education (EJA). However, it may be suitable for the Final Years of Middle Schooland New High School. The work is based on a qualitative approach and will use data collection instruments. Before carrying out the didactic sequence, students will answer a questionnaire to probe their previous knowledge about some subjects and, after the didactic sequence, another questionnaire will be applied in order to verify if the understanding of the concepts covered has occurred. Observations of the students from the analysis of the subjects discussed during the classes will also be made. It is conjectured that the didactic sequence suggested in this work will allow EJA students to contribute to their scientific literacy, with a view to the formation of a reflective and critical citizen. And that from the 6th class onwards, students can have expanded their knowledge of Science, contributing to the reading of some phenomena that have occurred and occur in the Universe that surrounds them.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Astrofísica Gravitacional e Física Espacial



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.