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dc.contributor.authorOliveira, Laís-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Laís. (Não) é só uma piada: análise de práticas discriminatórias disfarçadas em discursos de humor. 2016. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse artigo é compreender como preconceitos sociais se tornam cada vez mais naturalizados por intermédio de discursos humorísticos. Para isso, foram escolhidas três (supostas) piadas feitas pelo comediante Danilo Gentili, reproduzidos no programa televisivo Agora é Tarde, no qual ele era apresentador na época dos ocorridos, e em suas redes sociais. Para isso, utilizei como aparato teórico a Análise de Discurso Crítica (ADC). Foi necessário elucidar conceitos como ideologia e hegemonia para obter êxito nas análises. Os/as analistas do discurso e/ou linguistas essenciais para a fundamentação teórica desse trabalho foram Norman Fairclough, Teun A. van Dijk, Sírio Possenti, Viviane Ramalho e Viviane de Melo Resende. Alguns desses discursos aqui analisados tiveram repercussão mais negativa que outros. Pretendo analisar o porquê da diferença na reação do público com cada (suposta) piada, bem como a postura do próprio humorista e da emissora Bandeirantes diante dos ocorridos para evidenciar ideologias discriminatórias subjacentes a práticas sociais ditas apenas humorísticas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAnálise de discursopt_BR
dc.subject.keywordAnálise do Discurso Crítica (ADC)pt_BR
dc.subject.keywordHumorismopt_BR
dc.title(Não) é só uma piada : análise de práticas discriminatórias disfarçadas em discursos de humorpt_BR
dc.title.alternativeIt’s (not) just a joke : analysis of discriminatory practices disguised as comedypt_BR
dc.title.alternative(No) es sólo una broma : análisis de las prácticas discriminatorias en los discursos disfrazados de humorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-15T21:38:40Z-
dc.date.available2022-08-15T21:38:40Z-
dc.date.submitted2016-06-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31684-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this article is to understand how social prejudices become increasingly common throughout comedy. For this, three (alleged) jokes made by Danillo Gentili were chosen, it was played on the TV show “Agora é Tarde” (‘Now is Late’ in English), which he was host during this time, and their social networks. To analyze this, the theory of Critical Discourse Analysis (CDA) was used. It was necessary to clarify concepts such as ideology and hegemony to succeed in the analysis. The discourse analysts and/or essential linguists to the theoretical basis of this work were Norman Fairclough, Teun A. van Dijk, Syrian Possenti, Viviane Ramalho and Viviane de Melo Resende. Some of these speeches that were analyzed had a more negative impact than others. While analyzing the different reactions the public has to each (supposed) joke and the humorist’s own posture on the TV channel Bandeirantes. After these speeches aired, it highlighted many discriminatoryideologies that were underlying in these social practices that are coined ‘humorous’.pt_BR
dc.description.abstract2El propósito de este artículo es entender cómo los prejuicios sociales se hacen cada vez más naturalizados a través de los discursos humorísticos. Para eso, se escogieron tres (supuestas) bromas hechas por el comediante Danilo Gentili en el programa de televisión “Agora é tarde”(Ahora es tarde, en español), en que el fue presentador en el momento del la fala, y sus redes sociales. Para la analice utilicé del aparato teórico Análisis Crítico del Discurso (ACD). Fue necesario aclarar conceptos como ideología y hegemonía para tener éxito en el análisis. Las/los analistas del discurso y las/los lingüistas esenciales a la base teórica de este trabajo fueron Norman Fairclough, Teun van Dijk, Possenti sirio, Viviane Ramalho y Viviane de Melo Resende. Algunos de estos discursos aquí analizados tenían efectos más negativos que otros. Analicé la diferencia de la reacción del público a cada (supuesta) broma, así como la propia postura del humorista y de la TV Bandeirantes después del ocurrido para resaltar las ideologías discriminatorias subyacentes a las denominadas prácticas sociales simplemente humorística.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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