Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31678
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BrendaDeOliveiraMagalhaes_tcc.pdf1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das informações e procedimentos da administração para subsidiar a área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)
Autor(es): Magalhães, Brenda de Oliveira
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Metodologia multicritério
Gestão de processos
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 15-Ago-2022
Referência: MAGALHÃES, Brenda de Oliveira. Análise das informações e procedimentos da administração para subsidiar a área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). 2022. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar quais as informações e procedimentos são necessários para subsidiar a área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na montagem de sistemas de automação ou gestão, por meio da Metodologia Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão (MCDA-C). Com base no objetivo foi construído um referencial teórico com o propósito de conceituar a gestão de tecnologia e informação e a gestão de processos. Seguindo as etapas do modelo MCDA-C, foram realizados três brainstormings para levantar e identificar critérios e posterior foi feita uma sessão de grupo focal para a validação dos critérios e definição das taxas de contribuição e níveis de esforço e posteriormente a estruturação do formulário para a coleta de dados. A amostra contou com 27 respostas válidas de profissionais da área de TI e Processos. A partir daí os dados obtidos foram inseridos no software MAMADecisão/MyMCDA para o cálculo dos níveis de desempenho dos critérios analisados, sendo: 1. Processos, 2. Informações, 3. Segurança e 4. Software. O resultado final identificou que o critério 3, Segurança, possui o maior nível de importância para subsidiar a montagem de sistemas. Com isso, podemos concluir que mesmo o critério Segurança sendo identificado com o nível mais importante, todos os outros critérios também possuem um nível de importância elevado.
Abstract: The research aims to analyze which information and procedures are presented to support the area of Information and Communication Technology (ICT) in the assembly of automation or management systems, through Constructivist Decision Support Multicriteria (MCDA-C). Based on the objective, a theoretical framework was built with the purpose of conceptualizing technology and information management and process management. Following the steps raised MCDA-C were carried out and identifying the brainstorming model and later a validation of the criteria and definition of contribution measures and levels of effort and later a structuring of the form for data collection was carried out. A contour sample with 27 valid responses from IT and Process professionals. From the data obtained, they were entered into the MAMADe/MyMCDA software to calculate the performance levels of the analyzed tests, as follows: 1 Process Information, 2. Security and 4. Software. The end result, which has validity level 3, is greater security for greater systems. With this, we can determine that the same security level being identified, all others also have a level of importance.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.