Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_CarlosEduardoManciniQueiroz_tcc.pdf2,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das estruturas de segurança cibernética em tribunais do Distrito Federal : um estudo à luz das três linhas de defesa
Autor(es): Queiroz, Carlos Eduardo Mancini
Orientador(es): Nunes, Rafael Rabelo
Assunto: Segurança cibernética
Poder Judiciário
Segurança da informação
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 15-Ago-2022
Referência: QUEIROZ, Carlos Eduardo Mancini. Análise das estruturas de segurança cibernética em tribunais do Distrito Federal: um estudo à luz das três linhas de defesa. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Ataques cibernéticos no setor público ganharam força nos últimos anos, impactando significativamente a disponibilidade de serviços providos pelo Estado. Dentro desse cenário, o Poder Judiciário tornou-se um alvo de grande destaque para os grupos hackers. Este trabalho teve como objetivo avaliar a existência de uma segunda linha de defesa dentro da estrutura de segurança cibernética dos órgãos do Poder Judiciário do Distrito Federal, baseado no Modelo das Três Linhas publicado pelo Instituto dos Auditores Internos. Para isso, foram levantados documentos tais como organogramas, portarias, atos normativos, planos estratégicos e demais documentos oficiais e realizada análise de conteúdo para comparar com a estrutura de segurança cibernética aplicada ao Modelo das Três Linhas. Os resultados demonstraram a existência da segunda linha de defesa nos órgãos analisados e em que forma está operando em cada tribunal. Este estudo oferece uma visão acerca da estrutura organizacional sobre segurança cibernética dos órgãos do Judiciário do Distrito Federal, elucidando recomendações para se adequarem à luz do Modelo das Três Linhas e propondo uma possível avaliação futura referente à adequação à Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Poder Judiciário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.