Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31675
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DavidsonJuarezDavid_tcc.pdf754,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Computação em nuvem no setor público : um estudo da produção de artigos científicos presentes em bases de dados acadêmicas internacionais da área de Administração de 2017 a 2021
Autor(es): David, Davidson Juarêz
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Setor público
Computação em nuvem
Administração pública
Data de apresentação: 26-Abr-2022
Data de publicação: 15-Ago-2022
Referência: DAVID, Davidson Juarêz. Computação em nuvem no setor público: um estudo da produção de artigos científicos presentes em bases de dados acadêmicas internacionais da área de Administração de 2017 a 2021. 2022. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste estudo é avaliar a produção de artigos científicos sobre computação em nuvem no setor público, presentes em bases de dados acadêmicas internacionais da área de Administração, publicados no período de 2017 a 2021. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagens qualitativa e quantitativa, com uma amostra não probabilística de 80 artigos examinados por meio de estudo bibliométrico. Coletaram-se dados nas bases EBSCO, Emerald Insight, SAGE Jounarls, Science Direct, SpringerLink e WEB of Science. Trataram- se dados utilizando-se a estatística descritiva, a técnica de elaboração de nuvens de palavras e a análise de conteúdo. A referida análise de conteúdo buscou classificar os artigos segundo a abordagem metodológica e de acordo com benefícios e riscos da computação em nuvem no setor público, empregando no exame dos benefícios e dos riscos um quadro com 12 subcategorias agrupadas em 2 categorias baseadas na revisão de literatura, especialmente em Zissis e Lekkas (2011) e em Paquette, Jaegger e Wilson (2010). Os principais achados mostram que os artigos da amostra foram publicados em todos os continentes, sendo que a Ásia apresentou 65,00% do total de artigos. A Ásia apresentou 108 das 177 instituições com pesquisadores filiados aos artigos (61,02% do total de instituições). A Universiti Teknologi Malaysia apresentou a filiação de 7 autores. O periódico Procedia Computer Science publicou 8,75% da amostra de artigos, 27,50% dos artigos da amostra foram publicados por 3 autores e no ano de 2021 foi publicado 26,25% do total de artigos. Houve 21 repetições da palavra- chave ‘adoption’ e 12 repetições da palavra-chave ‘security’. A abordagem metodológica qualitativa foi constatada em 52,50% dos artigos da amostra. Após o exame de 960 subcategorias constatou-se a presença de 24,17% dessas subcategorias, com a presença de 27,29% das subcategorias associadas aos benefícios da computação em nuvem e a presença de 21,04% das subcategorias associadas aos riscos da computação em nuvem. A subcategoria ‘Redução de Custos’ esteve presente em 56,25% da amostra de artigos e a subcategoria ‘Vulnerabilidades quanto à Segurança’ esteve presente em 56,25% do total da amostra de artigos. Este estudo trata tema atual, traz reflexões sobre a produção científica sobre computação em nuvem no setor público e pode contribuir para entender os benefícios e os riscos do uso da computação em nuvem no referido setor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.