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Título: Responsabilidade social corporativa e reclamações : estudo em operadoras de planos de saúde atuantes no Brasil no período de 2019 e 2020
Autor(es): Cruz, Jade Costa da
Orientador(es): Melo, Carlos André
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Planos de saúde
Saúde suplementar
Data de apresentação: 6-Mai-2022
Data de publicação: 12-Ago-2022
Referência: CRUZ, Jade Costa da. Responsabilidade social corporativa e reclamações: estudo em operadoras de planos de saúde atuantes no Brasil no período de 2019 e 2020. 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi investigar os índices de reclamações efetuadas pelos beneficiários das operadoras de planos de saúde ativas no Brasil, considerando o porte e a modalidade dessas operadoras, no período de 2019 e 2020. O referencial teórico aborda o setor de saúde suplementar, as Operadoras de Planos de Saúde - OPS, Responsabilidade Social Corporativa - RSC com ênfase nas reclamações dos beneficiários dessas operadoras, em especial no Índice Geral de Reclamações – IGR. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem quantitativa e correlacional. A amostra não probabilística corresponde a 377 operadoras de planos de saúde foi obtida a partir de informações disponibilizadas publicamente pela Agência Nacional de Saúde – ANS. O tratamento dos dados empregou estatísticas descritiva e inferencial não paramétrica, com emprego dos testes Komolgorov-Smirnov, Teste U de Mann- Whitney, Teste de Levene, a Análise de variância de 1 fator de Kruskal-Wallis e o teste dos postos com sinais de Wilcoxon. Os principais resultados mostraram que, em média, os IGR para os anos de 2019 e 2020 foram, respectivamente, 7,21 e 6,73. Não houve diferenças significativas entre os IGR de 2019 e de 2020, embora em cada ano os IGR apresentaram diferenças quanto ao porte da operadora, com predomínio para operadoras de planos de saúde com até 20 mil beneficiários, e foram condicionados em cada ano a modalidade da operadora, com ênfase naquelas que atuam na modalidade ‘Medicina de Grupo’. Este estudo busca colaborar para a análise de indicadores baseado em reclamações, vinculando-os ao estudo da responsabilidade social corporativa, em especial ao atendimento dos stakeholders beneficiários de operadoras de planos de saúde no País.
Abstract: The general objective of this study was to investigate the rates of complaints made by beneficiaries of active health plan operators in Brazil, considering the size and type of these operators, in the period 2019 and 2020. The theoretical framework addresses the supplementary health sector, Health Plan Operators - OPS, Corporate Social Responsibility - CSR with emphasis on complaints from the beneficiaries of these operators, especially in the General Complaints Index – IGR. This is a descriptive study, with a quantitative approach and correlational. The non-probabilistic sample corresponds to 377 health plan operators and was obtained from information made publicly available by the National Health Agency - ANS. Data treatment used descriptive and nonparametric inferential statistics, using the Komolgorov-Smirnov tests, Mann-Whitney U test, Levene test, Kruskal-Wallis 1-factor analysis of variance and the rank test with signs of Wilcoxon. The main results showed that, on average, the IGR for the years 2019 and 2020 were, respectively, 7.21 and 6.73. There were no significant differences between the 2019 and 2020 IGRs, although in each year the IGRs showed differences in terms of the size of the operator, with a predominance of health plan operators with up to 20,000 beneficiaries, and each year the type of payment was conditioned. operator, with emphasis on those that work in the 'Group Medicine' modality. This study seeks to contribute to the analysis of indicators based on complaints, linking them to the study of corporate social responsibility, in particular to the service of beneficiary stakeholders of health plan operators in the country.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
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