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Título: Logística reversa de pós-exposição de venda na indústria da moda Brasil
Autor(es): Santos, Irlaine de Assis
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Logística reversa
Vendas
Vestuário - indústria
Análise multicritério (Multi Criteria Decision Analysis - MCDA)
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 12-Ago-2022
Referência: SANTOS, Irlaine de Assis. Logística reversa de pós-exposição de venda na indústria da moda Brasil. 2022. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os mecanismos da logística reversa dos produtos expostos e não vendidos da indústria da moda no Brasil, com o amparo da metodologia de análise multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C). A partir deste objetivo, foi construído um referencial teórico com o propósito de conceituar a logística reversa e suas ferramentas. A pesquisa contou, inicialmente, com uma fase qualitativa, sendo realizados 3 brainstormings e um grupo focal para identificar os possíveis canais reversos que as organizações utilizam. Após isso, o trabalho passa para uma etapa quantitativa onde os dados obtidos nos formulário são tratados no software MAMADecisão/MyMCDA, calculando o desempenho dos 3 critérios analisado: 1 “Perdas”, 2 “Remodelagem” e 3 “Distribuição para Novos Mercados”, onde identificou-se que o critério 3 “Distribuição para Novos Mercados”, tem maior importância para a logística reversa de produtos não vendidos e o menor esforço para atingir seu desempenho máximo, a partir disso, conclui-se que, por meio deste canal é possível a ampliação das possibilidades das organizações, as quais podem atingir melhores resultados, junto a fatores de imagem corporativa, para tornarem-se mais competitivas. Por fim, a partir dos resultados obtidos, a presente pesquisa identifica cenários com espaço relevante para o desenvolvimento e crescimento de sistemas de logística reversa para produtos não vendidos, o qual necessita continuar sendo objeto de pesquisa, pois dado o aumento da produção em todo o mundo, esse fluxo reverso tem crescido largamente.
Abstract: The present research analyzes the mechanisms of reverse logistics of exposed and unsold products in the fashion industry in Brazil, with the aid of the methodology of multi-criteria analysis of constructivist decision support (MCDA-C). Based on this objective, a theoretical framework was constructed with the purpose of conceptualizing reverse logistics and its tools. The research was made trhough a qualitative step, where 3 brainstormings and a focus group were carried out to identify the channels of reverse logistics that can be used. After that, it begins a quantitative phase, where all the data obtained on our previous step are treated in the MAMADecision/MyMCDA software, calculating the performance of the 3 analyzed criteria: 1 "Losses", 2 "Remodeling" and 3 "Distribution for New Markets", where it was identified that criterion 3 "Distribution to New Markets", has greater importance for the reverse logistics of unsold products and the least effort to achieve its maximum performance, from this, it is concluded that through this channel it is possible to expand the possibilities of organizations, which can achieve better results, together with corporate image factors, to become more competitive. Finally, based on the results obtained, this research identifies scenarios with relevant space for the development and growth of reverse logistics systems for unsold products, which needs to continue to be the subject of research, because given the increase in production around the world, this reverse flow has grown widely.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
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