Título: | Converse com nosso robô : avaliação de cocriação de valor (CCV) e codestruição de valor (CDV) do chatbot da Magazine Luiza na perspectiva do cliente |
Autor(es): | Godinho, Lucas de Miranda Palma |
Orientador(es): | Codá, Renato Calhau |
Assunto: | Chatbots Inteligência artificial Empresas - varejo |
Data de apresentação: | 2022 |
Data de publicação: | 11-Ago-2022 |
Referência: | GODINHO, Lucas de Miranda Palma. Converse com nosso robô: avaliação de cocriação de valor (CCV) e codestruição de valor (CDV) do chatbot da Magazine Luiza na perspectiva do cliente. 2022. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A aplicação de chatbots de inteligência artificial (IA) como solução de self-service
technology (SST) estão alterando a forma de interação entre prestadores de serviço
e clientes. Esse contexto faz com que o usuário ocupe um novo papel na resolução
dos seus problemas, assumindo novas responsabilidades antes realizadas por
funcionários. A Magazine Luiza, uma das grandes empresas do varejo brasileiro,
utiliza essa solução para se comunicar e realizar atendimento ao cliente. Apesar do
uso de chatbot apresentar diversos benefícios que podem contribuir para o processo
de cocriação de valor (CCV) é importante entender quais são os possíveis prejuízos
que podem resultar em codestruição de valor (CDV). Para tanto, o estudo
demonstra, na perspectiva do cliente, como se dá essa interação entre o usuário e o
chatbot da Magazine Luiza buscando compreender a partir da comparação com a
literatura de quais maneiras o processo gera CCV e CDV. Os clientes da Magalu
entendem que o chatbot possui suas limitações e, portanto, dão prioridade ao
serviço para resolução de problemas mais simples, como tirar dúvidas a respeito de
alguma compra ou fazer acompanhamento do pedido. A expectativa do usuário em
relação ao uso do chatbot possui grande influência na sua percepção de valor.
Apesar da Lu, chatbot da Magazine Luiza, conseguir muitas vezes superar a
expectativa dos clientes, ainda foram encontrados pontos que geram CDV
relacionados a fatores como: autenticidade, cognição, afetividade, funcionalidade e
integração. |
Abstract: | The use of artificial intelligence chatbots as a self-service technology (SST) are
changing the way clients and service providers interact. Users occupy a new role of
problem solving in this context, assuming responsibilities that once belong to
company employees. Magazine Luiza, one of the big players in Brazilian retail, uses
this technology to communicate and to offer customer service. Although chatbots
may present many benefits that can contribute with value cocreation (VCC) it is
important to identify possible disadvantages that could lead to value codestruction
(VCD). The present paper analyses, from a client perspective, how users interact
with the Magazine Luiza chatbot in order to understand in what ways VCC and VCD
may happen. Magazine Luiza's clients comprehend that chatbots have their
limitations and therefore may be used to solve quick and simple problems such as
answering questions about products and tracking delivery status. The client's
expectations about the outcome of the interaction influence their perception of value
towards the service. Although Lu, Magazine Luiza's chatbot, in many situations
exceeds the users expectations, there are still important factors that may lead to
VCD such as: authenticity, cognition, affection, functionality and integration. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2022. |
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