Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31637
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasMachadoDias_tcc.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Design de ativismo : análise semiótica do cartaz digital e seu processo de significação no cenário de pandemia no Brasil
Autor(es): Dias, Lucas Machado
Orientador(es): Chaves, Gabriel Lyra
Assunto: Semiótica
Cartaz digital
Cartazes - análise do discurso
Ativismo digital
Data de apresentação: 27-Out-2021
Data de publicação: 10-Ago-2022
Referência: DIAS, Lucas Machado. Design de ativismo: análise semiótica do cartaz digital e seu processo de significação no cenário de pandemia no Brasil. 2021. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pandemia no Brasil revelou ainda mais a desigualdade social e a má administração pública, o que abriu espaço para novas iniciativas usarem do ativismo associado ao design, para a produção de cartazes como forma de expor os problemas enfrentados no país. O presente trabalho, de natureza teórica e exploratória, apresenta a relação do cartaz digital e do design de ativismo durante este contexto. O objetivo central é entender o papel do cartaz digital durante o período de pandemia no Brasil, na exposição de informações conscientizadoras e seu processo de significação para o receptor da mensagem. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o cartaz impresso, design de ativismo, semiótica e cultura e identidade; estudo de caso sobre o Design Ativista e análise semiótica de alguns trabalhos de designers ativistas. Assim, os resultados apresentados buscam comparar o cartaz impresso com o digital e analisar seu papel como ativismo.
Abstract: The pandemic in Brazil further revealed the social inequality and poor public administration, which opened space for new initiatives to use activism associated with design for the production of posters as exposure of the problems faced in the country. The present work, of theoretical and exploratory nature, presents the relationship of the digital poster and activism design during this context. The central objective is to understand the role of the digital poster, during the pandemic period in Brazil, in the exposure of awareness-raising information and its signification process for the receiver of the message. To this end, a literature review was conducted on the printed poster, activist design, semiotics and culture and identity; case study on Activist Design and semiotic analysis of some activist designers' works. Thus, results are presented comparing the printed poster with the digital poster and its role as activism.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.