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Título: | Mari e Lulu : o enigma da mão falante - jogo didático para apresentação e introdução da Libras à crianças ouvintes |
Autor(es): | Carvalho, Isabelly de Matos |
Orientador(es): | Jardim, Symone Rodrigues |
Assunto: | Língua brasileira de sinais Língua de sinais Gamificação Jogos educativos |
Data de apresentação: | 27-Out-2021 |
Data de publicação: | 10-Ago-2022 |
Referência: | CARVALHO, Isabelly de Matos. Mari e Lulu: o enigma da mão falante - jogo didático para apresentação e introdução da Libras à crianças ouvintes. 2021. 118 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este projeto foi desenvolvido graças a experiências vividas pela autora em sua infância, na qual seu contato com a Libras em ambiente de escola pública não se deu de modo satisfatório, pois não ouve conexão e nem aprendizagem real sobre o tema. Assim se deu o objetivo de criar uma maneira diferente de apresentar a Língua de Sinais e falar sobre os surdos focando, em que a criança ouvinte pudesse aprender brincando e de modo significativo. Para o desenvolvimento do projeto, uma pesquisa ampla e direcionada foi realizada a fim de compreender o contexto surdo, em sua história e ensino da língua, questionário para ouvir o público ouvinte e outras pesquisas direcionadas acerca dos materiais didáticos e literários em Libras e o ensino específico da língua para ouvintes. Desta forma percebeu-se que os métodos de gamificação seriam ideais para criar uma nova abordagem em sala de aula com crianças ouvintes, e assim o desenvolvimento passou a utilizar os métodos de D3NA e DPE framework, para mapear os conteúdos que melhor se encaixariam a uma aula de apresentação da Libras fazendo uso de materiais que se assemelham com o que o público-alvo já possui familiaridade. Assim foi desenvolvido um jogo didático que proporciona lazer e aprendizagem a partir de narrativas de abordagem na qual se faz uso de personagens e materiais focados no aluno e no professor para compor toda a experiência desejada desde o primeiro contato do professor com o material, até o encerramento da aula após ensino da soletração e sobre o contexto surdo. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Design
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