Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31614
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarianaBorgesNunesVieira_tcc.pdf496,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bem-estar, estilos de liderança e arranjos trabalho-família em tempos de pandemia da Covid-19
Autor(es): Vieira, Mariana Borges Nunes
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Covid-19
Bem-estar no trabalho
Liderança
Trabalho remoto
Administração pública
Teletrabalho
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 10-Ago-2022
Referência: VIEIRA, Mariana Borges Nunes. Bem-estar, estilos de liderança e arranjos trabalho-família em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) —Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral descrever os impactos percebidos dos estilos de liderança e arranjo trabalho-família sobre o bem-estar, no contexto do teletrabalho compulsório na administração pública, em tempos de COVID-19. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e horizonte temporal transversal. A coleta de dados ocorreu por meio do formulário digital, na qual foi contabilizado um total de 121 respostas, mas que, após o tratamento dos dados, contou com uma amostra final de 101 participantes. O instrumento de pesquisa escolhido para avaliação do bem-estar no trabalho foi o questionário composto pela Escala de Bem-Estar no Trabalho (EBET), proposta por Paschoal e Tamayo (2008). Já para avalição do arranjo trabalho-família, foi utilizada a Escala de Conflito Trabalho-Família, adaptada por Aguiar e Bastos (2013). Para avaliação do estilo de liderança, foi utilizado a Escala de Heteroavaliação de Estilos de Liderança, proposta por Mourão, Faiad e Coelho Junior (2016). Para tabulação e análise dos dados foi utilizado o software IBM Statistical Package for de Social Sciences (SPSS), utilizando-se parâmetros estatísticos descritivos e inferenciais. Quanto aos resultados, verificou-se que os servidores estão satisfeitos no que tange ao aspecto eudaimônico, visto que sobressai aos elementos hedônicos de bem- estar. Em relação ao arranjo trabalho-família, parece haver um conflito de papéis no teletrabalho, mas de maneira reduzida. A interferência do trabalho na família sobressai-se em relação à interferência da família no trabalho. No que diz respeito ao estilo de liderança, não há diferença considerável sobre qual estilo de liderança predomina no teletrabalho, visto que as médias obtidas foram próximas. Isto sinaliza que o gerenciamento e o estilo adotado pode ser moldado de acordo com o contexto que os participantes desta pesquisa estão inseridos. Os resultados permitem concluir que ações gerenciais precisam ser desenvolvidas, de maneira a dar suporte no equilíbrio dos papeis (trabalho-família), bem como no bem-estar dos colaboradores, além de moldar o estilo de liderança perante a situações com vistas à melhoria do desempenho dos servidores. Como limitação deste estudo, ressalta-se o tamanho amostral, que foi considerado pequeno e, com isso, pode ter influenciado na validade externa dos achados empíricos. Recomenda-se que novos estudos lancem mão da abordagem qualitativa, com recorte longitudinal, avaliando o contexto do teletrabalho e os efeitos da volta ao trabalho presencial (modelo híbrido).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.