Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31607
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PatrickAlmeidaBarreto_tcc.pdf392,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O verde-louro desta flâmula : critérios utilizados para compras públicas sustentáveis no Brasil
Autor(es): Barreto, Patrick Almeida
Orientador(es): Costa, Caio César de Medeiros
Assunto: Licitação pública
Compras públicas
Gasto público
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 8-Ago-2022
Referência: BARRETO, Patrick Almeida. O verde-louro desta flâmula: critérios utilizados para compras públicas sustentáveis no Brasil. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A utilização dos recursos naturais do planeta em ritmo insustentável coloca a vida das futuras gerações em risco em detrimento dos interesses econômicos da atual geração, gerando problemas como o aumento da temperatura global e da desertificação, o desaparecimento de cursos d’água e a miséria e violência nos centros urbanos. Nesse contexto, torna-se necessário buscar iniciativas que gerem uma mudança de postura na sociedade, de forma que a sustentabilidade tem extrema importância na busca por equilíbrio entre o homem e o meio ambiente. Uma vez que a responsabilidade pelo desenvolvimento sustentável engloba o poder público, considerando seu status como consumidor de grande porte e a possibilidade de uso das compras públicas como ferramentas para promoção do desenvolvimento sustentável, este trabalho busca identificar e analisar quais são os critérios utilizados pelo poder público no Brasil para a realização de compras sustentáveis. O Catálogo Socioambiental da Bolsa Eletrônica de Compras de São Paulo é um exemplo de iniciativa governamental estadual e é tomado como objeto de análise. São realizadas a identificação dos critérios utilizados para inclusão de produtos no catálogo, a classificação destes de acordo com o triple bottom line da sustentabilidade e a análise crítica. Os resultados demonstram o baixo número de critérios utilizados, a natureza simples destes, a predominância de critérios relacionados com a dimensão ambiental e sua procedência na legislação vigente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.