Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PedroHenriqueNascimentoRibeiro_tcc.pdf458,58 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBotelho, Ducineli Régis-
dc.contributor.authorRibeiro, Pedro Henrique Nascimento-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Pedro Henrique Nascimento. Nível de alfabetização financeira: um estudo sobre os comportamentos, atitudes e conhecimentos financeiros dos profissionais e estudantes da área contábil. 2021. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA alfabetização financeira é um conjunto de habilidades e conhecimentos financeiros que auxiliam os indíviduos a tomar decisões conscientes e assertivas em suas finanças pessoais. Neste contexto, o objetivo desse trabalho é analisar a relevância do nível de alfabetização financeira dos profissionais e estudantes com conhecimentos na área contábil, financeira e administrativa. Para tal, realizou-se uma pesquisa com 209 participantes de cinco diferentes áreas profissionais que estão relacionadas à contabilidade, por meio de questionário sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros. A análise fatorial confirmatória foi utilizada para o tratamento dos dados e construção do modelo de mensuração, baseado na pesquisa de Potrich e Vieira (2018). Os resultados indicam que os profissionais do mercado contábil possuem um nível satisfatório de alfabetização financeira, com destaque para os profissionais docentes da área. A pesquisa também corroborou resultados de pesquisas anteriores dentro do grupo, como a relação dos níveis de alfabetização financeira e as variáveis de gênero e idade, indicando a presença de maiores níveis de alfabetização financeira entre homens e pessoas da faixa etária adulta.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - Ciências Contábeispt_BR
dc.subject.keywordFinanças pessoaispt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.titleNível de alfabetização financeira : um estudo sobre os comportamentos, atitudes e conhecimentos financeiros dos profissionais e estudantes da área contábilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T14:47:42Z-
dc.date.available2022-08-04T14:47:42Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31589-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.