Título: | Os desafios da captação de recursos por crowdfunding : um estudo da regulação da modalidade de investimento |
Autor(es): | Macedo, Teófilo Menezes |
Orientador(es): | Botelho, Ducineli Régis |
Assunto: | Crowdfunding Investimentos |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 4-Ago-2022 |
Referência: | MACEDO, Teófilo Menezes. Os desafios da captação de recursos por crowdfunding: um estudo da regulação da modalidade de investimento. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O Crowdfunding é uma modalidade de financiamento que tem crescido muito no Brasil
sendo praticado em todo mundo nas modalidades como: doação, recompensa, empréstimo e
investimento. A finalidade das campanhas podem ser diversas, desde ajudar com doações,
apoiar um artista ou até mesmo investir em empresas inovadoras. O objetivo dessa pesquisa é
analisar a regulação do mercado de Crowdfunding de investimento no Brasil quanto ao
alinhamento do interesse público. Ante isso, a metodologia do estudo se inspirou na técnica de
análise de conteúdo, assim, foram utilizadas categorias a priori de fatores que influenciam no
sucesso das campanhas de Crowdfunding, procurando verificar a observância desses fatores na
Instrução da CVM n°588 de 13 de julho de 2017. Com isso, utilizando como subsídio teórico a
Teoria da Agência e a Teoria da Regulação Contábil, verificou-se que a regulação do setor tem
atendido ao interesse público. Essa conclusão se baseia tendo em vista a norma abranger a
maior parte dos fatores que influenciam no sucesso das campanhas; ao trazer maior segurança
ao investidor pela presença de atributos que podem evitar relevantes falhas de mercado e ao
diminuir o conflito entre os agentes por reduzir a assimetria informacional e favorecer a
comunicação entre investidores e a empresa. Apesar disso, verifica-se limitações na norma,
como na categoria de “Liquidez”, visto que ainda não se tem um mercado secundário
regulamentado para se negociar os valores mobiliários de investimentos por Crowdfunding,
sendo isso um fator negativo para os investidores. |
Abstract: | Crowdfunding is a type of financing that has grown a lot in Brazil, being practiced all over the
world in modalities such as: donation, reward, loan and investment. The purpose of campaigns
can be diverse, from helping with donations, supporting an artist or even investing in innovative
companies. The objective of this research is to analyze the regulation of the investment
crowdfunding market in Brazil regarding the alignment of the public interest.The study
methodology was inspired by the content analysis technique, thus, a priori categories of factors
that influence the success of Crowdfunding campaigns were used, seeking to verify the
observance of these factors in CVM Instruction No. 588 of 13th of July 2017. With this, using
the Agency's Theory and the Accounting Regulation Theory as theoretical support, it was found
that the regulation of the sector has been served the public interest. This conclusion is based on
the fact that the standard covers most of the factors that influence the success of campaigns; by
bringing greater security to the investor by the presence of attributes that can avoid relevant
market failures and by reducing the conflict between agents by reducing information asymmetry
and favoring communication between investors and the company. Despite this, there are
limitations in the standard, such as in the “Liquidity” category, since there is still no regulated
secondary market for trading investment securities through Crowdfunding, which is a negative
factor for investors. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. |
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