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Título: Os desafios da captação de recursos por crowdfunding : um estudo da regulação da modalidade de investimento
Autor(es): Macedo, Teófilo Menezes
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Crowdfunding
Investimentos
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 4-Ago-2022
Referência: MACEDO, Teófilo Menezes. Os desafios da captação de recursos por crowdfunding: um estudo da regulação da modalidade de investimento. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Crowdfunding é uma modalidade de financiamento que tem crescido muito no Brasil sendo praticado em todo mundo nas modalidades como: doação, recompensa, empréstimo e investimento. A finalidade das campanhas podem ser diversas, desde ajudar com doações, apoiar um artista ou até mesmo investir em empresas inovadoras. O objetivo dessa pesquisa é analisar a regulação do mercado de Crowdfunding de investimento no Brasil quanto ao alinhamento do interesse público. Ante isso, a metodologia do estudo se inspirou na técnica de análise de conteúdo, assim, foram utilizadas categorias a priori de fatores que influenciam no sucesso das campanhas de Crowdfunding, procurando verificar a observância desses fatores na Instrução da CVM n°588 de 13 de julho de 2017. Com isso, utilizando como subsídio teórico a Teoria da Agência e a Teoria da Regulação Contábil, verificou-se que a regulação do setor tem atendido ao interesse público. Essa conclusão se baseia tendo em vista a norma abranger a maior parte dos fatores que influenciam no sucesso das campanhas; ao trazer maior segurança ao investidor pela presença de atributos que podem evitar relevantes falhas de mercado e ao diminuir o conflito entre os agentes por reduzir a assimetria informacional e favorecer a comunicação entre investidores e a empresa. Apesar disso, verifica-se limitações na norma, como na categoria de “Liquidez”, visto que ainda não se tem um mercado secundário regulamentado para se negociar os valores mobiliários de investimentos por Crowdfunding, sendo isso um fator negativo para os investidores.
Abstract: Crowdfunding is a type of financing that has grown a lot in Brazil, being practiced all over the world in modalities such as: donation, reward, loan and investment. The purpose of campaigns can be diverse, from helping with donations, supporting an artist or even investing in innovative companies. The objective of this research is to analyze the regulation of the investment crowdfunding market in Brazil regarding the alignment of the public interest.The study methodology was inspired by the content analysis technique, thus, a priori categories of factors that influence the success of Crowdfunding campaigns were used, seeking to verify the observance of these factors in CVM Instruction No. 588 of 13th of July 2017. With this, using the Agency's Theory and the Accounting Regulation Theory as theoretical support, it was found that the regulation of the sector has been served the public interest. This conclusion is based on the fact that the standard covers most of the factors that influence the success of campaigns; by bringing greater security to the investor by the presence of attributes that can avoid relevant market failures and by reducing the conflict between agents by reducing information asymmetry and favoring communication between investors and the company. Despite this, there are limitations in the standard, such as in the “Liquidity” category, since there is still no regulated secondary market for trading investment securities through Crowdfunding, which is a negative factor for investors.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
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