Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31582
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_SamaraFerrazSchuenck_tcc.pdf537,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas de segurança da informação na prevenção e tratamento de incidentes cibernéticos na administração pública federal
Autor(es): Schuenck, Samara Ferraz
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Segurança da informação
Segurança cibernética
Governo digital
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 4-Ago-2022
Referência: SCHUENCK, Samara Ferraz. Políticas públicas de segurança da informação na prevenção e tratamento de incidentes cibernéticos na administração pública federal. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Fenômeno em constante evolução nos manuseios da Administração Pública Federal (APF), as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vem adquirindo importância na rotina de trabalho dos prestadores de serviços para a APF. O trâmite de informações por intermédio do espaço cibernético correspondente às atividades inerentes ao serviço público já é uma realidade. Abordar as políticas públicas destinadas à Segurança da Informação (SI) é um dos caminhos para dispor de uma APF forte, segura e resiliente no que tange aos incidentes cibernéticos. Para isso, buscou-se explorar como o governo federal brasileiro de fato regulamenta essas políticas por meio dos instrumentos de ação pública, tais como Decretos, Instruções Normativas e outros por intermédio do Departamento de Segurança da Informação (DSI), que se localiza na Presidência da República (PR). Os períodos de análise pretendidos desta pesquisa correspondem ao período que vai de 2019 a 2021. Questiona-se como o governo federal brasileiro trata ou busca resolver os incidentes cibernéticos com instrumentos de ação pública na temática de SI. Para isso foi realizado um mapeamento dos instrumentos de ação pública do DSI. Foram analisados os objetivos da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber), além da realização de uma análise de conteúdo a respeito das entrevistas aplicadas aos Gestores especialistas em SI do DSI, relacionando com os objetivos da E-Ciber com o intuito de identificar os desafios nesta estratégia, com base na percepção dos gestores. Conclui-se que os instrumentos de ação pública mais destacados para prevenção e tratamento de incidentes cibernéticos pelos gestores foram a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos; Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (E-Ciber); Política Nacional de Segurança da Informação. Destaca-se que os instrumentos de ação pública no assunto de SI do DSI foram encontrados somente a partir de 2020, representando um avanço a partir deste período a respeito do tema. No entanto, vários desafios em segurança da informação foram encontrados, como encontrar profissionais capacitados na área de segurança cibernética; a conscientização dos cidadãos e a ausência do assunto de segurança cibernética na base comum curricular dos estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.