Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31580
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_NelizeMunizDeAndrade_tcc.pdf426,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas de saúde : acesso a medicamentos especiais : caso Canabidiol (cbd)
Autor(es): Andrade, Nelize Muniz de
Orientador(es): Cireno, Maria Eugênia Diniz Figueirêdo
Assunto: Maconha - uso terapêutico
Judicialização da saúde
Medicamentos de alto custo
Data de apresentação: 2-Mai-2022
Data de publicação: 4-Ago-2022
Referência: ANDRADE, Nelize Muniz de. Políticas públicas de saúde: acesso a medicamentos especiais: caso Canabidiol (cbd). 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Desde os tempos mais antigos, a maconha, como é popularmente conhecida nos dias atuais, já era utilizada para fins religiosos, recreativos e medicinais. Com o tempo, passou a ser um símbolo de marginalidade e violência, empregando o preconceito nas mais diversas culturas do mundo. Porém, pesquisas relacionadas aos diversos usos da planta Cannabis Sativa começaram a ser aprofundadas, e foram identificadas componentes com finalidades medicinais capazes de devolver a qualidade de vida para pessoas que sofrem desde dores crônicas, até ansiedade e depressão. No Brasil, o movimento pela regularização do acesso a maconha medicinal se iniciou com a busca desesperada da família de uma paciente infantil que sofria com convulsões frequentes, e a disseminação desse caso pela mídia despertou o interesse de muitas outras pessoas que também necessitavam do medicamento, mas que tinham como entrave a proibição do uso da Cannabis, a falta de médicos prescritores, o alto custo da importação do remédio e o preconceito enraizado. Com base nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar o processo histórico – legal para acesso ao uso do canabidiol como tratamento medicamentoso especial no Brasil, sob a perspectiva de políticas públicas e responder: “quais atores influenciam a disponibilização do medicamento especial à base do canabidiol no Brasil?”. Utilizando de metodologia qualitativa por meio de um estudo exploratório, pesquisa bibliográfica e análise documental, identificando no âmbito legal as justificativas de acesso legalizado ao canabidiol, comparando as experiências internacionais sobre este assunto, analisando os custos da medicação no Brasil, e por fim analisar quais instituições, ideias e atores influenciam a tomada de decisão para a regulamentação e liberação do uso de Cannabis como medicamento especial no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.