Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31577
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_VanessaCarneiroMoura_tcc.pdf625,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeitos do acesso às consultorias em relações governamentais na defesa de interesse em audiências públicas : o caso da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Autor(es): Moura, Vanessa Carneiro
Orientador(es): Barbosa, Sheila Cristina Tolentino
Assunto: Audiência pública
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 28-Abr-2022
Data de publicação: 4-Ago-2022
Referência: MOURA, Vanessa Carneiro. Efeitos do acesso às consultorias em relações governamentais na defesa de interesse em audiências públicas: o caso da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: As audiências públicas são instrumentos de participação que proporcionam à sociedade um espaço para defender seus interesses e contribuir ativamente com o processo decisório, apresentando dados, informações e perspectivas setoriais. Assim, é importante verificar possíveis desigualdades nesses processos, uma vez que, independentemente de quem participe da tomada de decisão, o seu resultado e as suas consequências são para todos. Nesse sentido, o presente trabalho teve o objetivo de descrever como o acesso às consultorias em relações governamentais influencia ou não na defesa de interesses em audiências públicas na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre temas relevantes ao objetivo comentado anteriormente, como participação social, sociedade civil organizada, audiências públicas, relações governamentais e sua profissionalização, defesa de interesses, lobby e consultorias em relações governamentais. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa e os procedimentos de coleta de dados foram pesquisa documental e entrevistas. Os resultados da análise apresentaram que o acesso às consultorias não influencia na defesa de interesses no momento em que a audiência pública está de fato acontecendo, mas influencia as negociações antes e depois das audiências. Além disso, verificou-se que o acesso à profissionais de relações governamentais internos da organização pode ser tão efetivo quanto ter uma consultoria contratada de maneira terceirizada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.