Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3157
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_KathelemdeOliveiradosSantosFranca.pdf456,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Outras questões que poderíamos saber sobre classe hospitalar
Autor(es): França, Kathelem de Oliveira dos Santos
Orientador(es): Ramos, Patrícia C. Campos
Assunto: Pedagogia hospitalar
Crianças hospitalizadas
Data de apresentação: 16-Abr-2011
Data de publicação: 19-Mar-2012
Referência: FRANÇA, Kathelem de Oliveira dos Santos. Outras questões que poderíamos saber sobre classe hospitalar. 2011. 62 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo parte do interesse pelo tema classe hospitalar, considerando a dialógica saúde/educação e os desafios de interação destas áreas. Atualmente percebe-se a necessidade da ampliação do atendimento escolar no ambiente hospitalar, observando o caráter pedagógico e a prática de uma escuta sensível. Neste contexto, a hospitalização de crianças em processo de escolarização e a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar são temas que tomam proporção na literatura, porém, percebe-se a necessidade da divulgação de tais estudos com maior intensidade, a fim de proporcionar maior inclusão educacional a crianças e adolescentes hospitalizados. Este estudo foi realizado a partir da reavaliação e releitura de informações obtidas para o trabalho de estágio supervisionado realizado pela pesquisadora na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, no ano de 2003, então sob a supervisão da professora doutora Amaralina Miranda de Souza. Tendo, no presente momento, o foco de análise na inclusão, pois se evidencia a importância da busca pela discussão sobre a continuidade do processo de escolarização da criança hospitalizada, bem como da oferta de outras atividades, priorizando procedimentos e estratégias de propostas curriculares e/ou extracurriculares mais apropriadas às necessidades da criança hospitalizada. A pesquisa teve como objetivo principal apontar os efeitos da hospitalização na vida escolar das crianças, na perspectiva dos seus cuidadores e da própria criança, em relação à intervenção do educador pedagogo neste ambiente. Por meio dos resultados foi possível perceber a necessidade dos cuidadores e das próprias crianças que de no espaço hospitalar exista momentos de escuta e acolhimento , que vão além da escolarização Pretende-se, assim, contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas no ambiente hospitalar, visando à abertura de novos leques de inclusão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons