Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31564
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JulianaFerreiraDeJesus_tcc.pdf578,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Juventude em rede : o papel dos influenciadores digitais nos modos de vida
Autor(es): Jesus, Juliana Ferreira de
Orientador(es): Barreiro, Rafael Garcia
Assunto: Influenciadores digitais
Juventude
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 13-Mai-2021
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: JESUS, Juliana Ferreira de. Juventude em rede: o papel dos influenciadores digitais nos modos de vida. 2021. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: Às plataformas digitais são, na contemporaneidade, importantes instrumentos que atuam na disseminação de informações no meio virtual. Por conseguinte, é imprescindível o entendimento das relações estabelecidas nas mídias digitais entre as juventudes atuais e os influenciadores digitais, afim de compreender a organização das atividades cotidianas e o impacto nos valores econômicos, culturais e sociais que se atribuem por estas redes. Metodologia: Trata-se de estudo netnográfico, que buscou visualizar e analisar os conteúdos produzidos pelo influenciador digital, Whindersson Nunes, categorizando e problematizando discussões a partir das temáticas levantadas, como objetivo geral de analisar e discutir o uso das “redes sociais digitais” como ferramenta para expressão dos modos de vida das juventudes, através da discussão sobre as personalidades da Internet. Resultados/Discussão: A netnografia demonstrou sob diferentes aspectos a incorporação das tecnologias digitais dentro dos contextos de vida juvenis, imprimindo suas diferentes culturas e significados. Os resultados apresentaram e demonstraram uma efetiva vinculação dos influenciadores digitais com os modos de vida juvenis, a partir de um alinhamento com o mercado na produção de uma cultura de consumo, com conteúdos de pouca criticidade e de viés conservador, trazendo repertório de discussão interessante para a terapia ocupacional social e sua atuação com as juventudes pobres, uma vez que o conteúdo disseminado nas plataformas tem como objetivo esse grupo social. Conclusão: O trabalho destacou, que a Internet, além de um recurso tecnológico, trata-se de um fenômeno social de escala global ou um marco determinante para novas gerações de jovens, um espaço do qual se estabelecem diferentes formatos de convívio social e são expressos diferentes modos de vida. Deve-se buscar lançar mão de um uso mais consciente, político e democrático de seus aparatos, em detrimento da superficialidade, da banalidade e do consumo simbólico instaurado no acesso das camadas mais populares de jovens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.