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Título: Supervisão clínico-institucional e saúde mental no Brasil : uma revisão da literatura
Autor(es): Silva, Marriane Portilho da
Orientador(es): Campos, Ioneide de Oliveira
Assunto: Saúde mental
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Reforma psiquiátrica
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: SILVA, Marriane Portilho da. Supervisão clínico-institucional e saúde mental no Brasil: uma revisão da literatura. 2021. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Introdução: A Reforma Psiquiátrica Brasileira foi um movimento social importante, o qual impulsionou a elaboração de políticas públicas que preconizaram cuidado em saúde mental com base na rede de atenção, território e autonomia buscando o fim do modelo hospitalocêntrico existente. A supervisão clínico-institucional foi uma das principais ferramentas atribuídas pela RPB, para acompanhamento do processo de trabalho interdisciplinar na Atenção Psicossocial. O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições que a supervisão clinico-institucional traz para as intervenções cotidianas que ocorrem dentro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Brasil. Método: Essa pesquisa se deu por meio de uma revisão da literatura numa perspectiva qualitativa utilizando 6 artigos e 1 livro. Os estudos selecionados para esse estudo foram todos de língua portuguesa e publicados nas bases de dados Pubmed, BVS e Scielo. Resultados/discussão: Através dos resultados foi possível fazer a discussão dos resultados sendo divididos em eixos de discussão: I. A supervisão clínico-institucional e o papel do supervisor, II. A supervisão clínico-institucional e sua relação com o projeto terapêutico singular (PTS), III. A relação da supervisão clínico-institucional e as relações interpessoais e IV. Os desafios identificados no percurso da supervisão clínico-institucional. Conclusão: Embora a pesquisa não tenha detectado um grande número de artigos nos quais a temática central fosse as contribuições da supervisão clinico-institucional para o campo da saúde mental, foi possível identificar que a supervisão clinico institucional proporciona espaços para discursões e construções coletivas de casos, por intermédio de um profissional, possibilitando a desconstrução dos olhares enraizados dos demais profissionais sobre as suas práticas e assim provocar mudanças significativa em toda a rede da atenção psicossocial principalmente na forma de cuidado com o usuário do serviço.
Abstract: Introduction: The Brazilian Psychiatric Reform was an important social movement, which drove the development of public policies that advocated mental health care based on the care network, territory and autonomy seeking the end of the existing hospital-centric model. The clinical-institutional supervision was one of the main tools assigned by the RPB, to monitor the process of interdisciplinary work in Psychosocial Care. The objective of this study was to analyze the contributions that this tool brings to the daily interventions that occur within the Psychosocial Care Center (CAPS) in Brazil. Method: This research was done through a qualitative literature review using 6 articles and 1 book. The studies selected for this study were all in Portuguese and published in the Pubmed, BVS and Scielo databases. Results/discussion: Through the results it was possible to make a discussion of the results being divided into axes of discussion: I. Clinical-institutional supervision and the role of the supervisor, II. Clinical-institutional supervision and its relation with the unique therapeutic project (STP), III. The relation of clinical-institutional supervision and interpersonal relations, and IV. The challenges identified in the course of institutional-clinical supervision. Conclusion: Although the research did not detect a large number of articles in which the central theme was the contributions of institutional-clinical supervision to the field of mental health, it was possible to identify that institutional clinical supervision provides spaces for discussions and collective construction of cases, through a professional, enabling the deconstruction of the entrenched views of other professionals about their practices and thus provoke significant changes throughout the psychosocial care network, especially in the way of caring for the service user.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2021.
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