Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31555
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AmandaNunesSoares_tcc.pdf910,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Adoção do software livre Koha por um corpus de bibliotecas do Distrito Federal : percepções bibliotecárias
Autor(es): Soares, Amanda Nunes
Orientador(es): Silva, Márcio Bezerra da
Assunto: Bibliotecas - automação
Automação
Software livre
Sistemas de Automação de Bibliotecas (SAB)
Data de apresentação: 10-Mai-2022
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: SOARES, Amanda Nunes. Adoção do software livre Koha por um corpus de bibliotecas do Distrito Federal: percepções bibliotecárias. 2022. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) —Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Pesquisa que analisa a adoção do software livre Koha na viabilização de processos e serviços realizados em um corpus de bibliotecas de organismos públicos do Distrito Federal a partir das opiniões de seus bibliotecários. Fundamenta-se em bibliografia sobre software, com ênfase no paradigma livre, sobre automação, considerando sistemas de bibliotecas e padronizações técnicas, e sobre o Koha, um programa open source voltado para gestão de acervos de bibliotecas, considerando aspectos como seleção, processamento técnico, circulação, relatórios etc. Qualifica-se como uma pesquisa dedutiva, descritiva, bibliográfica, documental e de levantamento, com abordagem quantitativa e qualitativa de coleta de dados. Evidencia-se, entre os resultados, que há uma satisfação unânime em relação a adoção do Koha nas bibliotecas pesquisadas em detrimento de como atividades bibliotecárias ocorriam a partir de sistemas anteriores, além de uma satisfação geral em relação aos módulos e suas funções, correspondendo aos serviços e atividades institucionais. Percebe-se também certas semelhanças nos apontamentos dos pesquisados sobre os pontos positivos do software, porém, opiniões mais individuais e diversas, em relação aos pontos negativos, foram percebidas, o que também resultou em diferentes sugestões para o aprimoramento na utilização do Koha, algumas mais particulares sobre certas atividades e outras mais gerais. Conclui-se que o Koha é um software que viabiliza a execução de processos e serviços nas bibliotecas investigadas, com destaque para gestão do acervo, configurações de funcionalidades nos serviços de rotina, atendimento ao usuário e processamento técnico, enquanto o processo de empréstimos/devoluções, a geração de diagnósticos via relatórios e manutenção do sistema sejam os pontos de maior dificuldade, tendo customizações no software, treinamentos, produção de documentação voltada aos bibliotecários e suporte técnico como possíveis soluções.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.