Resumo: | Pesquisa que analisa a adoção do software livre Koha na viabilização de processos e serviços realizados em um corpus de bibliotecas de organismos públicos do Distrito Federal a partir das opiniões de seus bibliotecários. Fundamenta-se em bibliografia sobre software, com ênfase no paradigma livre, sobre automação, considerando sistemas de bibliotecas e padronizações técnicas, e sobre o Koha, um programa open source voltado para gestão de acervos de bibliotecas, considerando aspectos como seleção, processamento técnico, circulação, relatórios etc. Qualifica-se como uma pesquisa dedutiva, descritiva, bibliográfica, documental e de levantamento, com abordagem quantitativa e qualitativa de coleta de dados.
Evidencia-se, entre os resultados, que há uma satisfação unânime em relação a adoção do Koha nas bibliotecas pesquisadas em detrimento de como atividades bibliotecárias ocorriam a partir de sistemas anteriores, além de uma satisfação geral em relação aos módulos e suas funções, correspondendo aos serviços e atividades institucionais. Percebe-se também certas semelhanças nos apontamentos dos pesquisados sobre os pontos positivos do software, porém, opiniões mais individuais e diversas, em relação aos pontos negativos, foram percebidas, o que também resultou em diferentes sugestões para o aprimoramento na utilização do Koha, algumas mais particulares sobre certas atividades e outras mais gerais.
Conclui-se que o Koha é um software que viabiliza a execução de processos e serviços nas bibliotecas investigadas, com destaque para gestão do acervo, configurações de funcionalidades nos serviços de rotina, atendimento ao usuário e processamento técnico, enquanto o processo de empréstimos/devoluções, a geração de diagnósticos via relatórios e manutenção do sistema sejam os pontos de maior dificuldade, tendo customizações no software, treinamentos, produção de documentação voltada aos bibliotecários e suporte
técnico como possíveis soluções. |