Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31551
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BeatrizRezendeDeSouzaMorais_tcc.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de tesauro para dar suporte a organização da informação de apoio à prevenção e combate à violência contra mulher
Autor(es): Morais, Beatriz Rezende de Souza
Orientador(es): Caribé, Rita de Cássia do Vale
Assunto: Tesauros
Violência contra as mulheres
Recuperação da informação
Organização do conhecimento
Mulheres - violência
Data de apresentação: 20-Abr-2022
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: MORAIS, Beatriz Rezende de Souza. Proposta de tesauro para dar suporte a organização da informação de apoio à prevenção e combate à violência contra mulher. 2022. 309 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A violência contra mulher é um problema social e assunto de interesse global, que vem ganhando destaque nas políticas públicas nacionais e internacionais, devido a isso, de forma inédita, foi construído um tesauro sobre violência contra mulheres e meninas a partir da coleta, organização e estruturação da linguagem terminológica deste tema. Com o objetivo estratégico de apoio e prevenção à violência, esta pesquisa buscou incorporar-se ao Instituto Glória, uma iniciativa em nível mundial que, através de uma robô baseada em Inteligência Artificial, visa combater e prevenir a violência de gênero a partir do desenvolvimento de projetos vinculados ao tema. O Instituto possui uma plataforma social que conta com o aprendizado de máquina e, com isto, aprende a cada interação com as mulheres que utilizam desse sistema. Essas interações propiciam a troca de informações que possibilita o armazenamento e a coleta de dados, assim, são instrumentos relevantes para se pautar políticas públicas de combate e prevenção à violência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e aplicada, em que foi construído um conhecimento prático através da análise, interpretação e elaboração terminológica sobre a violência. O método de construção do tesauro foi baseado na norma internacional ISO-2788, que pautou a coleta de termos e teve diversas fontes, como tesauros nacionais e internacionais, a exemplo o da Organização Mundial da Saúde - OMS. Como resultado, o tesauro possui 595 termos totais sobre o tema, sendo esses 546 termos descritores, 389 termos específicos e 2.907 relacionamentos dos termos relacionados. O trabalho ambiciona a democratização de informação utilitária para a proteção, amparo e suporte às mulheres em situação de violência, e pretende contribuir no combate e prevenção a violência de gênero. Com isto, auxilia na recuperação da informação sobre este tipo de violência, a partir da organização e da elaboração dos relacionamentos entre seus termos e conceitos. A pesquisa observou que a maioria dos tesauros consultados não relacionam a condição de mulher à identificação de gênero e não possuem as diferentes orientações sexuais. Também foi possível constatar que os tesauros não abordam termos e conceitos mais recentes relacionados a violência de contra mulher como: manterruping, gaslight, mansplaining. Demonstrando assim a importância de tesauros específicos sobre o tema e a necessidade de atualização dos conceitos sobre violência de gênero em outros tesauros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.