Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31548
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_RaianeCostaDaSilva_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Novas experiências de interação : um estudo sobre bibliotecas universitárias brasileiras
Autor(es): Silva, Raiane Costa da
Orientador(es): Costa, Michelli Pereira da
Assunto: Bibliotecas universitárias
Inovações tecnológicas
Data de apresentação: 26-Abr-2022
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: SILVA, Raiane Costa da. Novas experiências de interação: um estudo sobre bibliotecas universitárias brasileiras. 2022. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo visa compreender como está ocorrendo o surgimento e a promoção de experiências inovadoras de interação em bibliotecas universitárias federais no Brasil. A inovação é necessária nas instituições para que possam manter-se competitivas no mercado. O presente trabalho tem por objetivo conhecer produtos e serviços oferecidos que proporcionam experiências inovadoras de interação nas Bibliotecas Universitárias das Universidades Federais brasileiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de método misto que selecionou uma amostra intencional composta por 20 instituições de ensino superior brasileiras. Como técnica de coleta e de análise de dados foram utilizadas a análise documental e a análise descritiva, respectivamente. Como resultado foi possível identificar que estão sendo ofertados espaços e ações que proporcionam informação, lazer, entretenimento e auxiliam na formação social do indivíduo, como jogos, cursos, oficinas, acervos de quadrinhos, projetos de incentivo à leitura, espaços para descanso, palestras sobre temáticas sociais, projetos de Biblioterapia, entre outros. Também foi possível observar que, apesar dos desafios enfrentados diariamente, as bibliotecas universitárias federais brasileiras têm buscado inovar na oferta de seus produtos e serviços.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.