Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31545
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaAnnaDaSilvaBrasil_tcc.pdf2,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Christine de Pizan : representação de gênero na história do livro
Autor(es): Brasil, Maria Anna da Silva
Orientador(es): Lins, Greyciane Souza
Assunto: Livros - história
Educação feminina
Mulheres - representações
Mulheres - educação
Data de apresentação: 12-Mai-2022
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: BRASIL, Maria Anna da Silva. Christine de Pizan: representação de gênero na história do livro. 2022. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente estudo retrata o cenário da evolução do livro conjuntamente com a história da civilização, o presente estudo investiga e reúne, a partir de uma pesquisa descritiva, informações a respeito da vida de Christine de Pizan e suas características na história do livro como registro do conhecimento e suporte da escrita. Identificar três personalidades femininas da Idade Média, buscando discorrer sobre a importância do gênero feminino na História do Livro. O trabalho em questão foi estruturado em quatro partes: em um primeiro momento, disserta-se a respeito da História do Livro. Na segunda etapa apresenta a importância da biografia como gênero narrativo e literário. Em um terceiro momento é analisada a educação das mulheres na Idade Média. Na quarta parte objetiva-se investigar três personalidades femininas, Dhuoda, Hidelgarda de Bingen e, essencialmente, quem foi Christine de Pizan, em que contexto elas estavam inseridas e as características em suas trajetórias presentes na História do Livro. Conclui-se que Christine enxergava na escrita a possibilidade de defender a igualdade de gêneros, como também de alterar o lugar, inferior, ocupado pela mulher, transformando-a em protagonista.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.