Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31543
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucianaGoncalvesTeixeira_tcc.pdf2,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As guerrilhas pelo acesso aberto ao conhecimento científico
Autor(es): Teixeira, Luciana Gonçalves
Orientador(es): Costa, Michelli Pereira da
Assunto: Ciência aberta
Acesso à informação
Recuperação da informação
Conhecimento científico
Data de apresentação: 27-Abr-2022
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: TEIXEIRA, Luciana Gonçalves. As guerrilhas pelo acesso aberto ao conhecimento científico. 2021. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar os elementos definidores das iniciativas de acesso aberto e caracterizar experiências no âmbito da guerilla open access, analisando as contribuições e contradições das iniciativas de acesso aberto e suas dificuldades de ser implementado dentro do sistema tradicional de publicação, assim como o surgimento de um novo modelo compartilhamento de pesquisas científicas. A abordagem metodológica compreende a revisão de literatura a partir de uma perspectiva descritiva, a realização de levantamentos documentais e a descrição das iniciativas da guerilla open access encontradas, a caracterização das iniciativas da guerilla open access, com base nos elementos que constituem uma iniciativa de acesso aberto. Os resultados indicam que ter a permissão do detentor dos direitos autorias e respeitar as regras de concessão atribuídas por licenças estipuladas pelo autor da obra são elementos que não são cumpridos pela maioria das iniciativas da guerilla open access analisadas, bem como, há outros elementos que são mais difíceis de serem alcançados, como é o caso do armazenamento cumulativo e perpétuo para assegurar o acesso permanente e a preservação da literatura científica disponibilizada. Portanto, a violação de normas legais é justificada como meio de alcançara abertura do conhecimento. Ademais, as inciativas que não foram desenvolvidas por instituições tradicionais de ensino e pesquisa ou que não se consagraram no âmbito do acesso aberto apresentam problemas para assegurar o armazenamento a longo prazo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.