Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31542
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LeticiaAlvesPereiraPassos_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Não-público (não-usuários) em cursos de graduação das áreas de Biblioteconomia, documentação, gestão e Ciência da Informação no Brasil : uma análise de planos de ensino de disciplinas relativas a usuário, informação e sociedade
Autor(es): Passos, Letícia Alves Pereira
Orientador(es): Silva, Rodrigo Rabello da
Assunto: Biblioteconomia
Estudo de usuários
Usuários de bibliotecas
Data de apresentação: 12-Mai-2022
Data de publicação: 2-Ago-2022
Referência: PASSOS, Letícia Alves Pereira. Não-público (não-usuários) em cursos de graduação das áreas de Biblioteconomia, documentação, gestão e Ciência da Informação no Brasil: uma análise de planos de ensino de disciplinas relativas a usuário, informação e sociedade. 2022. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Considerando aspectos teóricos e práticos no ensino e na atuação do profissional da informação, relativos a dimensões de desigualdade e de classes sociais, o trabalho objetiva identificar se os termos não-público e não-usuários estão presentes, direta ou indiretamente, nos planos de ensino das disciplinas tocantes a estudos de usuários, informação e sociedade e afins, presentes em cursos de graduação em Biblioteconomia, Documentação, Gestão e Ciência da Informação em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas no Brasil. O trabalho parte do pressuposto de que a ausência de tais temas – a serem abordados em disciplinas que, supostamente, seriam espaços acadêmicos privilegiados para formação com vistas a atuação profissional – pode ser uma lacuna para o conhecimento relativo ao papel social do bibliotecário-documentalista-gestor e cientista da informação no que concerne fazer da unidade de informação um espaço democrático para a promoção da cultura e da relação informação e comunidade. Para tanto, realiza-se uma pesquisa documental e exploratória. Como resultado, observa-se que o número de disciplinas que explicitam os termos não-público e não-usuários (em sua variedade de escrita e em possíveis termos relacionados) é pequeno. Por fim, conclui-se que é fundamental abordar questões dessa natureza para formação e atuação do profissional de informação, obtendo subsídios teórico-práticos para a acolhida do não-público (não-usuários), algo relevante para a transformação do não-público em público, ou seja, do não-usuário em usuário de informação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.