Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31538
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GrazielaBarrosGomes_tcc.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Assimetrias das colaborações científicas entre pesquisadores da genética entre o sul e o norte global
Autor(es): Gomes, Graziela Barros
Orientador(es): Costa, Michelli Pereira da
Assunto: Comunicação científica
Ciência aberta
Dados de pesquisa
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 1-Ago-2022
Referência: GOMES, Graziela Barros. Assimetrias das colaborações científicas entre pesquisadores da genética entre o sul e o norte global. 2022. 96 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Uma das várias premissas do movimento de Ciência Aberta é a democratização dos espaços de produção da ciência e de seus resultados. Nesse cenário, a ampla abertura de dados de pesquisa é notável, dada sua centralidade no processo de investigação científica. Esta pesquisa teve por objetivo analisar os sistemas de comunicação de dados de pesquisa genética e a colaboração científica. A área de conhecimento foi escolhida considerando o pioneirismo na abertura de dados e colaboração internacional entre autores, a partir do PGH. Adicionalmente, partindo da discussão na abordagem teórica, a divisão internacional do trabalho científico e a relação assimétrica entre Sul e Norte global foram conceitos utilizados como suporte na análise da origem de pesquisadores da área que realizam tarefas teóricas e operacionais. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de concepção pragmática e de métodos mistos concomitantes. A coleta de dados foi executada por meio de pesquisa documental e levantamento; a análise foi descritiva. Os resultados apontam que os artigos publicados em periódicos ainda são a principal forma de comunicação entre os pesquisadores da área estudada. Além disso, revelam que as instituições são predominantemente formadas por grandes editoras, como Elsevier, Wiley, Taylor & Francis e Springer, e a origem da maioria dos canais são de países do Norte global. As listagens de contribuição de autor sinalizam que autores do Norte global tendem a realizar tarefas de cunho puramente teórico e teórico e operacional. Por outro lado, os autores de países do Sul global inclinam-se para execução de tarefas de cunho operacional e ambas tarefas. Nesses, identificou-se, ainda, casos de ausência de tarefas apenas teóricas. Portanto, na amostragem analisada, validou-se a hipótese de uma DITI dentro da área genética, na qual os países centrais dominam não só a execução de tarefas teóricas como também a execução de ambas tarefas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.