Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31537
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JuliaRodriguesDaSilva_tcc.pdf2,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Compreensões, tipos e meios de combate : um estudo sobre fake news com bibliotecários da rede de ensino da Ceilândia (Distrito Federal)
Autor(es): Silva, Júlia Rodrigues da
Orientador(es): Silva, Márcio Bezerra da
Assunto: Fake news
Informação
Bibliotecas
Desinformação
Data de apresentação: 11-Mai-2022
Data de publicação: 1-Ago-2022
Referência: SILVA, Júlia Rodrigues da. Compreensões, tipos e meios de combate: um estudo sobre fake news com bibliotecários da rede de ensino da Ceilândia (Distrito Federal). 2022. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Pesquisa que analisa os meios adotados pelos bibliotecários no combate às fake news, compreendias como notícias distorcidas, que não representam a verdade, e consideradas mais baratas para serem produzidas, pois não requerem confirmação ou qualquer tipo de respaldo, além da atenção midiática que uma pessoa, corporação ou entidade necessita para determinado fim. Adota um referencial teórico que aborda: informação e comunicação na sociedade, enquanto noções de interação social; desinformação, que resulta da intercepção entre informação errada (misinformation) e desinformação maliciosa (mal-information); fake news, elencando os seus tipos; e meios de produção e de combate, considerando a presença de bots, tanto na disseminação massiva de fake news quanto no apoio a verificação, e ambientes de checagem, incluindo técnicas como fact-checking e iniciativas específicas, sendo a primeira nascida em 2002. Qualifica-se como uma pesquisa de método indutivo, descritiva, bibliográfica e documental, considerando uma amostragem que representa bibliotecas escolares (públicas e privadas) e faculdades localizadas na Ceilândia (Distrito Federal), a partir de dados coletados via questionário semiestruturado e analisados de maneira quanti-qualitativa. Identifica-se que os bibliotecários pesquisados utilizam canais de notícias e Internet para se manterem atualizados, participam de grupos onde notícias falsas são compartilhadas, possuem noção do que significa fake news e que conteúdo enganoso é o tipo mais conhecido, contudo, falso contexto é o tipo que recebeu mais exemplificações, mesmo sendo assinalado como um dos tipos menos conhecidos. Constata-se, ainda, que a maioria dos pesquisados utiliza, ao menos, um ambiente de checagem entre os elencados na pesquisa, mas não citaram outros, e não possui iniciativas contra fake news nas bibliotecas, ficando por conta própria, enquanto uma atividade individualmente já praticada, orientar os alunos que chequem a informação recebida, preocupando-se com sua fonte. Concluiu-se que os bibliotecários compreendem a essência do significado de fake news, consideram que propagá-las é mais rápido do que compartilhar retratações, a maioria usa ambientes de checagem, defendem que profissionais e alunos devem ser capacitados, explicam que as redes sociais não são fontes seguras e orientam os estudantes sobre a checagem da origem da informação recebida, inclusive reforçando o discurso de que tal postura deve ser ensinada desde o começo da vida escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.